A aparência da língua pode indicar desde diabetes a câncer

O órgão muscular que nos ajuda a falar, saborear e engolir pode sofre alterações quando se tem certas condições de saúde

A ciência acredita que a cor da sua língua pode ser um sinal de alerta precoce de câncer ou diabetes.

Pesquisadores de Harvard dizem que a língua pode realmente revelar muito sobre sua saúde, seja por meio da aparência, cor ou até mesmo textura.

Num novo artigo, os cientistas concluíram que a língua deveria ter uma aparência redonda e simétrica.

Cor e outras características da língua podem revelar condições de saúde
Créditos: AndreyPopov/istock
Cor e outras características da língua podem revelar condições de saúde

O estudo diz que a língua também pode ter uma camada branca, que vem de uma proteína resistente chamada queratina, que nos ajuda a não arranhá-la quando comemos.

Ainda segundo eles, geralmente a cor é rosa claro, embora algumas possam ter uma pigmentação roxa ou marrom, especialmente nas populações africanas, asiáticas e mediterrâneas.

O estudo também concluiu que a cor da língua depende do que comemos. Isso ocorre porque as protuberâncias na língua, conhecidas como papilas, absorvem cores e resíduos das coisas que comemos e bebemos.

Por exemplo, comida com muito açafrão pode deixá-la amarela.

No entanto, o estudo diz que existem três cores principais que funcionam como sinal de alerta.

Cores da língua e o que podem sinalizar

Marrom ou preto

Uma língua marrom ou preta indica uma condição chamada ‘língua preta e peluda’, que ocorre quando as papilas ficam muito grandes.

Normalmente, essas pequenas protuberâncias não têm muito espaço para crescer, mas se tiverem, podem reter bactérias e misturas de alimentos coloridos, deixando uma coloração marrom ou preta.

Isto pode ser causado por tabagismo, uso de antibióticos, boca seca, consumo excessivo de café ou chá e má higiene bucal. 

Manchas brancas ou feridas

Manchas brancas ou feridas na língua são um sinal de crescimento excessivo de levedura, apontaram os cientistas de Harvard.

Pode ser causada por doenças como diabetes, AIDS, uso de antibióticos, tratamentos contra o câncer, uso de dentaduras, tabagismo ou boca seca.

Em casos graves, as feridas podem ser um sinal de câncer de boca. Da mesma forma, se ficarem amarela, vermelha e dolorida.

Vermelho brilhante

Isso pode significar que você tem deficiência de vitamina B12, escarlatina ou infecção de garganta. As duas últimas condições, entretanto, serão acompanhadas por uma erupção cutânea vermelha.