Doença deixa a língua de homem preta e peluda; veja o que causa

Paciente desenvolveu camada grossa de pele morta e bactérias em sua língua depois de sofrer um derrame

Médicos do Medical Trust Hospital, na Índia, relataram um caso curioso de um paciente de 50 anos que ficou com a língua preta e com a aparência de estar coberta de pelos.

O caso descrito na revista científica Jama Dermatology foi diagnosticado como sendo um estágio avançado da doença conhecida como língua preta e pilosa. Essa e uma condição temporária é causada pela proliferação excessiva de bactérias dentro da boca.

Condição que deixa língua preta é causada pela proliferação excessiva de bactérias
Créditos: FOTOKITA/istock
Condição que deixa língua preta é causada pela proliferação excessiva de bactérias

Alguns desse microrganismo podem se acumular nas papilas, tornando a língua mais áspera e com a coloração bastante escura, resultado do acúmulo de fibras finas e alongadas que se parecem pelos. (Veja a foto no fim do post)

O que causa a condição?

Alguns fatores podem favorecer esta condição, como o uso de medicamentos antibióticos, tabagismo e o consumo excessivo de café. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a língua preta e pilosa não tem relação direta com a halitose.

No caso do homem descrito no estudo, ele teria desenvolvido essa condição três meses depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral e iniciar uma dieta líquida com purês. O paciente também estava fazendo uso  de antiplaquetários orais e anti-hipertensivos, que podem ter gerado o problema.

De acordo com a Academia Americana de Medicina Oral, 1,3 % dos adultos experimentam a condição em sua vida. No caso do paciente indiano, o que chamou a atenção foi o estágio avançado da doença.

Os médicos que cuidaram do caso disseram que os cuidadores do paciente receberam orientações sobre as medidas adequadas de limpeza, e o problema foi resolvida após 20 dias.

A condição pode ser evitada com a limpeza correta, usando uma escova de dentes ou até mesmo um raspador de língua. Além disso, em alguns casos, é recomendável abandonar o cigarro e reduzir o consumo de certos alimentos, como café, chás e doces.

Foto do indiano descrito no estudo publicado na revista Jama Dermatology
Créditos: reprodução/JAMA
Foto do indiano descrito no estudo publicado na revista Jama Dermatology