Após 26 anos de surdez, publicitária aprende a falar inglês

Lakshmi Lobato, 37, é publicitária e viveu durante 26 anos entendendo as palavras faladas somente com leitura labial. A carioca ficou surda aos nove anos, após contrair caxumba. No entanto, há dois anos, fez uma cirurgia de implante coclear, que tem maior sucesso em crianças, e voltou a ouvir. Depois, escreveu o livro “Desculpe, Não ouvi!” e, recentemente, viajou a Londres para aprender inglês.

Em depoimento ao site Folha de S. Paulo, Lobato relatou sua experiência durante todos esses anos. Ao recuperar a audição, sua vida não parou de evoluir: começou a dar palestras, escreveu o livro e recuperou sua personalidade “mais espontânea, mais corajosa, mais agitada”.

Lakshmi Lobato, 37, ficou surda aos 9 anos e, após fazer cirurgia de implante coclear, voltou a ouvir

Até os 23 anos, Lakshmi achava que nunca falaria outro idioma, pois não ouvia som algum. Ela chegou a aprender a ler e escrever em inglês, mas falar nunca imaginou que seria possível falar.

Com o implante, a publicitária passou a sentir orgulho de ter uma tecnologia que permite que milhares de pessoas voltem a se comunicar. De acordo com o relato, no início, o uso do aparelho era algo difícil, pois os sons saíam chiados, parecendo uma estação de rádio fora da sintonia.

Ao voltar a ouvir, Lobato quis tentar aprender inglês, o que é um desafio, pois exige que ela use demais sua audição para compreender a pronúncia. Então, ela ganhou uma bolsa de estudos em Londres, da Fundação de Otorrinolaringologia de São Paulo, como incentivo para seu futuro.

Na cidade, ela terá facilidades ainda não encontradas no Brasil, como o aro magnético, localizado no metrô, em igrejas, cinemas e táxis, que passa informações úteis para o aparelho em seu ouvido.

Leia aqui o depoimento na íntegra.

Via Folha de S. Paulo