Após chegar aos 31Kg, jovem vence a anorexia e dobra o peso
Uma dieta a base de chiclete e água com gás fez a jovem sueca Amanda Kristiansen, de 18 anos, chegar aos 31kg. O problema com a anorexia começou quando ela tinha apenas 11 anos e resolveu cortar doces e carboidratos da dieta por conta da insatisfação com o próprio corpo.
A preocupação com a aparência era tamanha que eventualmente ela deixava de comer e escondia a comida em seus bolsos e sutiã para que a família não percebesse. Amanda só conseguiu vencer a doença depois de se apaixonar pelo halterofilismo. De acordo com ela, o treinamento de força foi a motivação para ela voltar a comer normalmente.
” Eu também comecei a sair com os amigos novamente e encontrei novos amigos. Eu queria ser capaz de fazer tudo o que eles faziam”, contou a jovem ao jornal Daily Mail.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
A jovem agora compartilha sua experiência para alertar outras pessoas que também sofrem distúrbios por conta da própria aparência. Amanda hoje está pesando 69kg e segue engajada no levantamento de peso. A jovem admitiu que o prazer em chegar aos resultados, a incentiva a cuidar da própria saúde.
Anorexia
A anorexia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade. O distúrbio atinge principalmente as mulheres, especialmente na faixa dos 12 e 25 anos. Mas os homens não estão de fora. Eles correspondem a 10% dos casos.
O site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre, fez uma lista com os principais sintomas; confira:
- Sentir medo enorme de engordar ou ficar acima do peso ideal, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso normal
- Recusar-se a manter o peso que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (geralmente, pessoas com anorexia estão no mínimo 15% abaixo do peso normal)
- Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
- Não menstruar por três ou mais ciclos.
As pessoas com anorexia podem limitar gravemente a quantidade de comida que ingerem e depois provocar vômitos. Outros comportamentos incluem:
- Cortar a comida em pequenos pedaços ou movê-los no prato em vez de comê-los
- Exercitar-se o tempo todo, mesmo quando o clima está ruim, a pessoa está machucada ou ocupada
- Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
- Recusar-se a comer perto de outras pessoas
- Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso).
Leia também: