Aprenda a aplicar o Método Marie Kondo nos relacionamentos

Prática fortalece a autoestima e os relacionamentos

Por: Personare | Comunicar erro

Ao final de cada episódio da série ‘Tyding up’ ou “Casa em ordem com Marie Kondo”, além de um lar esteticamente organizado e agradável, fica perceptível a melhora na energia do espaço. Consequentemente, uma casa em ordem promove uma reorganização interna, que se reflete nas pessoas, inclusive na autoestima e relacionamentos.

Que tal aprender as dicas de Marie Kondo para aplicar em sua vida pessoal? Tem muita gente fazendo isso.

Aprenda como fortalecer a autoestima com o método Marie Kondo. Foto: BigStock

1) Estabeleça a energia que deseja

O primeiro passo do Método Marie Kondo é entrar em contato com a casa, honrá-la e agradecê-la, pedindo permissão e dando direcionamento para o processo que será realizado. Esse movimento de honrar à casa pode ser aplicado em sua casa interna, ou seja, você mesmo. Agradeça todos os dias a si mesmo, à vida, pelo seu dia, pela oportunidade. A gratidão ajuda a direcionar a sua percepção positivamente.

Direcione intenções positivas para seu corpo, para seus pensamentos e sentimentos, para o seu dia, atividades e relacionamentos. Fortaleça sua conexão com o planeta e com o universo, e nesta conexão maior, agradeça, mentalizando o que há de melhor fluindo em sua vida.

2) Desapegue do que não te faz feliz

marie kondo organizando gavetas
Crédito: divugaçãoMarie Kondo, a guru da organização e do desapego

O questionamento sobre se precisa do objeto e se ele te faz feliz também pode ser empregado à vida. Marie Kondo recomenda pegar o objeto, na altura do coração, para sentir o que ele traz. Caso não transmita sentimento positivo, é a hora de agradecer a esse objeto e desapegar.

Se um relacionamento em nossa vida parece perfeito, porém traz mais tristeza do que alegria, chegou o momento de deixá-lo ir, para assim abrir espaço para outro que realmente lhe fará feliz. Se você precisa de outra pessoa, do reconhecimento dela para se sentir bem, talvez seja necessário olhar para dentro e se livrar desta necessidade que só traz angústia.

Caso essa limpeza e organização de sentimentos seja muito difícil, pode ser necessário cuidar das feridas emocionais e mentais. Libertar-se disso para organizar aspectos internos ou da vida de maneira geral é mais complexo do que colocar um lar em ordem ou descartar objetos. Porém, é também possível com atenção e prática constantes.

3) Mudar de dentro para fora

Promover ou manter a organização demanda esforço contínuo, mas os resultados sempre recompensam. O esforço inicial para implantar a ordem costuma ser mais intenso do que para mantê-la, até porque o bem-estar que alcançamos nos motiva a continuar.

Manter as casas externa e interna organizadas é um importante passo para ficar bem consigo mesmo. Isso se reflete positivamente em toda a nossa vida, inclusive nos relacionamentos.

Continue lendo aqui para aprender como começar a harmonização pessoal pela sua casa.

Texto produzido por Ceci Akamatsu e publicado no Personare.

Autor: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …