Aprenda a fazer shot antioxidante de cúrcuma que combate inflamação
Além de sua ação antioxidante e termogênica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural
Na comida, a cúrcuma – também conhecida como açafrão-da-terra – não é uma unanimidade. Sua característica levemente picante não agrada a muitos paladares. Mas quando falamos do seu potencial medicinal, vale a pena dar uma chance à especiaria, especialmente, se consumida na versão shot.
Os benefícios são diversos e já comprovados por inúmeros estudos científicos. Além de sua ação antioxidante e termogênica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural, graças a seu ativo chamado curcumina, que dá a pigmentação e sabor à especiaria.
Há ainda estudos que ligam o poder antioxidante da cúrcuma à prevenção de doenças, como o Alzheimer e até alguns tipos de câncer. No Brasil, um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avaliou o uso da curcumina no câncer cerebral de cobaias e constatou a diminuição de 45 a 60% dos tumores nos animais que receberam a substância.
- USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem
- Harvard confirma: esse tempero pode desacelerar o envelhecimento
- Comer esta fruta todos os dias pode ajudar reduzir o risco de você ter demência no futuro
- Melhore a sua memória com essas ervas naturais e super eficazes
Na Ayurveda, medicina tradicional indiana, suas propriedades já são exploradas há milhares de anos, e frequentemente, utilizadas no combate a diversos males, desde problemas nas vias aéreas, até infecções bacterianas e alterações no fígado.
Por esses e outros benefícios, a planta tem sido muito recomendada por nutricionistas, que orientam o consumo juntamente com pimenta-do-reino e gengibre para aumentar a capacidade de absorção da curcumina. Confira abaixo como fazer um shot de cúrcuma.
Receita de shot de cúrcuma com limão
Ingredientes
- 1 colher (chá) de cúrcuma fresca ralada ou em pó
- 1 limão espremido
- 1 pitada de pimenta cayena
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e beba em seguida. A recomendação é consumir preferencialmente pela manhã, em jejum.
Melhor aproveitamento das propriedades
Nas preparações culinárias, o melhor jeito de aproveitar os benefícios da cúrcuma é consumi-la crua, já que quando submetida a uma fonte de calor, ela pode perder até 80% das suas propriedades. Dá para usá-la para temperar tofu mexido e saladas de legumes e de hortaliças, por exemplo.
Dose extra
Para melhorar a absorção e o aproveitamento dos ativos da cúrcuma, o mercado de suplementação oferece cápsulas com extrato seco da especiaria. Esses suplementos já vêm acompanhados com extrato de pimenta preta, que aumenta a biodisponibilidade da curcumina em até 2000%.
Antes de iniciar qualquer suplementação, no entanto, é necessário consultar um nutricionista, que indicará a necessidade e dosagem ideal para cada caso.