Conheça os benefícios do açafrão para a saúde da pele e do cabelo

Combate ao estresse, à acne e à queda de cabelo são alguns dos benefícios associados ao uso da cúrcuma

Usada por centenas de anos pelos povos asiáticos, o açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, é uma raiz seca, que, quando moída, se transforma em uma especiaria de cor bem forte, rica em propriedades anti-inflamatórias e bactericidas.

Primo do gengibre, o açafrão conta com grandes concentrações de curcumina, substância presente em abóboras, cenouras e outros alimentos de tons amarelados e alaranjados, que tem ganhado destaque na medicina devido sua capacidade de controlar o aumento de problemas cardíacos e intestinais.

Raiz do acafrão
Crédito: iStock | annapustynnikovaRaiz do acafrão

A raiz ainda tem a capacidade de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, enquanto auxilia o combate ao estresse e à insônia, e na melhora da memória, devido às suas funções de controle da serotonina. Mulheres grávidas, no entanto, não devem consumir a planta durante todo o período de gestação, visto que pode ser abortiva.

Já na indústria da beleza, o açafrão é usado no combate à acne, à foliculite, à dermatite, à queda de cabelo e aos pelos encravados, visto que seus queratolíticos auxiliam na desinflamação e na renovação celular.

Para quem se preocupa com o aparecimento de rugas, uma ótima dica é investir tratamentos à base de cúrcuma, já que o pó tem a capacidade de neutralizar radicais livres, evitando a desidratação e o envelhecimento das células.

Como usar o açafrão?

Não é novidade para ninguém que o açafrão-da-terra é um tempero saborosíssimo, que pode ser incluído facilmente em sua rotina culinária na preparação de arroz, carnes, molhos e massas.

Porém, a melhor maneira de ingerir o açafrão é cru, ou seja, sem passar por processos quentes de cozimento, sempre misturado a óleos e gorduras, já que o pó é lipossolúvel, se dissolvendo apenas em lipídios.

Por isso, se você quiser desfrutar dos benefícios da planta, acrescente algumas colheradas do tempero em pó ou lascas da raiz em um garrafa de azeite extra virgem e use a mistura em cima de verduras e legumes. Seu sabor ainda pode ser harmonizado com coentro, gengibre, noz-moscada, cravo-da-índia, cardamomo e pimenta-do-reino, que conta com uma substância responsável por potencializar os efeitos da curcumina no corpo.

Posso passar a cúrcuma diretamente no corpo?

Deve! Para obter benefícios ligados à beleza e à saúde da pele, a melhor opção é apostar em máscaras faciais e capilares à base de cúrcuma, que podem ajudar no tratamento de alguns problemas de maneira mais rápida e direta.

Para combater à acne e à oleosidade excessiva da pele, por exemplo, bata no liquidificador a clara de um ovo, uma colher de sobremesa de óleo de coco, uma de café de açafrão e outras duas de sopa de mamão amassadinho.

A mistura hidratante e anti-idade deve ser aplicada na pele limpa uma vez por semana, também nas regiões do pescoço, colo e mãos, deixando agir na pele por 30 minutos.

Máscara facial de açafrão com ovo
Crédito: iStock | anatoliy_glebMáscara facial de açafrão com ovo

No cabelo, para acelerar o tratamento da caspa e da dermatite, aplique apenas no couro cabeludo uma mistura de uma colher de café de açafrão em pó, uma de sobremesa de óleo de coco e outra de vinagre de maçã. A máscara deve repousar também por 30 minutos e ser usada apenas duas vezes por semana.

Antes da aplicação, lave muito bem a raiz e o comprimento dos fios com shampoo neutro e, caso queira passar também no rosto – já que essa receita hidrata e favorece a desinflamação – opte pelo uso de luvas descartáveis, para não ficar com as pontas dos dedos e unhas amareladas devido à cor da raiz.

Se pintar alguma dúvida sobre o uso do açafrão e suas receitas, confira o vídeo da esteticista e youtuber Patrícia Elias, que explica passo-a-passo para desfrutar dos benefícios da planta. Olha só:


Compartilhe:

1 / 8
1
02:07
Truques de beleza que podem dar bem errado
Alguns truques "mágicos" e baratos podem ter consequências para a saúde.
2
02:16
Dicas para ter cabelos coloridos impecáveis
Madeixas de cores irreverentes e vibrantes exigem muitos cuidados especiais. Veja algumas orientações para ter cabelos coloridos e bem cuidados.
3
01:04
Camila Coutinho dá dicas incríveis de beleza
Na São Paulo Fashion Week, Camila Coutinho revelou quais produtos de beleza não podem faltar em sua necessaire de maquiagens.
4
01:29
Mulher transforma roupas velhas em peças modernas e estilosas
Nas mãos de Sarah Tyau, roupas velhas e peças sem utilidade ganham novas funções após transformações criativas e cheias de …
5
01:19
Tatuagens que brilham na luz negra são tendência mágica
As tatuagens feitas com luz fluorescente brilham quando expostas à luz negra – um efeito simplesmente deslumbrante.
6
01:31
Dicas de beleza que vão transformar sua vida
7
01:56
‘Rapunzel russa’ faz sucesso no Instagram por nunca cortar o cabelo
A russa Dashik Gubanova está sendo chamada de 'Rapunzel do Instagram' por causa de seus longos cabelos. Com madeixas quase …
8
02:38
Sangue de unicórnio para você desfilar por aí
Aprenda como fazer um colar de sangue de unicórnio.