Conheça os benefícios do açafrão para a saúde da pele e do cabelo

Combate ao estresse, à acne e à queda de cabelo são alguns dos benefícios associados ao uso da cúrcuma

Por: Redação | Comunicar erro

Usada por centenas de anos pelos povos asiáticos, o açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, é uma raiz seca, que, quando moída, se transforma em uma especiaria de cor bem forte, rica em propriedades anti-inflamatórias e bactericidas.

Primo do gengibre, o açafrão conta com grandes concentrações de curcumina, substância presente em abóboras, cenouras e outros alimentos de tons amarelados e alaranjados, que tem ganhado destaque na medicina devido sua capacidade de controlar o aumento de problemas cardíacos e intestinais.

Raiz do acafrão
Crédito: iStock | annapustynnikovaRaiz do acafrão

A raiz ainda tem a capacidade de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, enquanto auxilia o combate ao estresse e à insônia, e na melhora da memória, devido às suas funções de controle da serotonina. Mulheres grávidas, no entanto, não devem consumir a planta durante todo o período de gestação, visto que pode ser abortiva.

Já na indústria da beleza, o açafrão é usado no combate à acne, à foliculite, à dermatite, à queda de cabelo e aos pelos encravados, visto que seus queratolíticos auxiliam na desinflamação e na renovação celular.

Para quem se preocupa com o aparecimento de rugas, uma ótima dica é investir tratamentos à base de cúrcuma, já que o pó tem a capacidade de neutralizar radicais livres, evitando a desidratação e o envelhecimento das células.

Como usar o açafrão?

Não é novidade para ninguém que o açafrão-da-terra é um tempero saborosíssimo, que pode ser incluído facilmente em sua rotina culinária na preparação de arroz, carnes, molhos e massas.

Porém, a melhor maneira de ingerir o açafrão é cru, ou seja, sem passar por processos quentes de cozimento, sempre misturado a óleos e gorduras, já que o pó é lipossolúvel, se dissolvendo apenas em lipídios.

Por isso, se você quiser desfrutar dos benefícios da planta, acrescente algumas colheradas do tempero em pó ou lascas da raiz em um garrafa de azeite extra virgem e use a mistura em cima de verduras e legumes. Seu sabor ainda pode ser harmonizado com coentro, gengibre, noz-moscada, cravo-da-índia, cardamomo e pimenta-do-reino, que conta com uma substância responsável por potencializar os efeitos da curcumina no corpo.

Posso passar a cúrcuma diretamente no corpo?

Deve! Para obter benefícios ligados à beleza e à saúde da pele, a melhor opção é apostar em máscaras faciais e capilares à base de cúrcuma, que podem ajudar no tratamento de alguns problemas de maneira mais rápida e direta.

Para combater à acne e à oleosidade excessiva da pele, por exemplo, bata no liquidificador a clara de um ovo, uma colher de sobremesa de óleo de coco, uma de café de açafrão e outras duas de sopa de mamão amassadinho.

A mistura hidratante e anti-idade deve ser aplicada na pele limpa uma vez por semana, também nas regiões do pescoço, colo e mãos, deixando agir na pele por 30 minutos.

Máscara facial de açafrão com ovo
Crédito: iStock | anatoliy_glebMáscara facial de açafrão com ovo

No cabelo, para acelerar o tratamento da caspa e da dermatite, aplique apenas no couro cabeludo uma mistura de uma colher de café de açafrão em pó, uma de sobremesa de óleo de coco e outra de vinagre de maçã. A máscara deve repousar também por 30 minutos e ser usada apenas duas vezes por semana.

Antes da aplicação, lave muito bem a raiz e o comprimento dos fios com shampoo neutro e, caso queira passar também no rosto – já que essa receita hidrata e favorece a desinflamação – opte pelo uso de luvas descartáveis, para não ficar com as pontas dos dedos e unhas amareladas devido à cor da raiz.

Se pintar alguma dúvida sobre o uso do açafrão e suas receitas, confira o vídeo da esteticista e youtuber Patrícia Elias, que explica passo-a-passo para desfrutar dos benefícios da planta. Olha só:


1 / 8
1
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
2
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
3
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
4
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
5
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
6
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
7
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, a possibilidade de não indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, …
8
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …