Apresentadora faz alerta após filha ser internada com infecção na unha
"Não espere até o dia seguinte para buscar ajuda", alertou a mãe nas redes sociais
A apresentadora de TV e ex-participante do Big Brother Reino Unido Kate Lawler fez um alerta em suas redes sociais depois que a filha, com apenas duas semanas de vida, foi parar no hospital. A menina teve paroníquia, um processo de infecção na unha e precisou ficar internada.
Em seu perfil no Instagram, Kate publicou fotos do dedo da menina e dela com o braço enfaixado e fez o aviso: “Se a pele ao redor da unha do seu bebê estiver vermelha, inchada, com pus ou quente ao toque, ou se ele estiver com febre, não espere até o dia seguinte para buscar ajuda”, alertou ela.
A bebê precisou dormir uma noite no hospital e ser medicada com antibióticos. Felizmente, a pequena Noa respondeu bem ao tratamento e o quadro não evoluiu para algo mais sério.
- Japão registra recorde de infecção mortal; conheça os sintomas
- Alterações nas unhas que devem ser examinadas por um médico
- Isis Valverde faz alerta sobre doença que descobriu aos 19 anos
- 5 informações que você precisa saber sobre a micose de unhas
O alerta sobre a condição da menina surtiu efeitos em outras mães. Segundo Kate, uma amiga levou o filho para o hospital depois de acompanhar suas publicações e identificar o mesmo problema no menino. “Ela percebeu que seu bebê tinha exatamente a mesma coisa”, contou.
Kate ainda recomendou que, caso os pais suspeitem de infecção na unha, leve a criança o mais rápido possível ao médico porque esse processo tende a evoluir rapidamente.
A apresentadora contou que desde o nascimento da filha tem passado por uma montanha-russa de emoções. Em menos de 15 dias, essa foi a segunda vez que Noa precisou ser internada. No sábado passado, a menina ficou em uma unidade de terapia intensiva neonatal porque apresentava sinais de dificuldade para respirar. Os médicos fizeram uma série de exames e a liberaram para a casa.
Sintomas de paroníquia
A paroníquia é a infecção na pele ao redor da unha. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate ou por pequenos traumatismos, ou por agentes químicos (como detergentes de cozinha, por exemplo).
Sem a proteção da cutícula, pode ocorrer a penetração de microrganismos entre a unha e a pele, o que gera uma inflamação, às vezes com pus e vermelhidão.
Existem dois tipos de paroníquia: a aguda e a crônica. Na aguda, os sintomas surgem horas após a lesão no dedo perto da unha e tendem a desaparecer em poucos dias quando tratados.
Já na crônica, os sinais da inflamação podem ocorrer em mais de um dedo, normalmente não há pus.
O tratamento pode envolver um antibiótico, um antifúngico ou um corticóide tópico, dependendo da causa. Em algumas situações, pode ser necessária uma drenagem para aliviar a dor e, em casos crônicos, em que o tratamento com tópicos não funciona, pode ser necessária uma cirurgia.