Artista faz ilustração para representar vários distúrbios mentais
A ideia é quebrar o estigma que envolve saúde mental
Em maior ou menor grau, distúrbios e doenças mentais estão presentes na vida da maioria das pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental em algum momento da vida. E embora seja algo tão sério, esse assunto ainda é muito ignorado.
Para quebrar o estigma, o artista Shawn Coss criou ilustrações que caracterizam alguns desses distúrbios psiquiátricos. Confira o resultado:
1. Transtorno de Ansiedade
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
– preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
– sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
– preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
– medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
– medo exagerado de ser humilhado publicamente;
– falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
– pavor depois de uma situação muito difícil.
2. Depressão generalizada
A ansiedade generalizada é caracterizada por sentimentos de preocupação excessiva e apreensão persistente por um período de 6 meses ou mais.
3. Transtorno de Pânico
Uma crise de pânico não é uma ansiedade comum: é uma manifestação breve, que não chega a durar 10 minutos, porém, muito intensa. Tão intensa que a maioria dos pacientes, no momento da crise, acha que está morrendo ou enfartando. Por isso muitos casos são vistos nos prontos-socorros de hospitais e em clínicas de cardiologia.
4. TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
5. Transtorno de ansiedade social
Também conhecido como fobia social, o Transtorno de Ansiedade Social caracteriza por dificuldade apresentada pela pessoa em interagir socialmente ou apresentar um trabalho em público, por exemplo, por medo de ser julgada.
6. Transtorno obsessivo compulsivo
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, popularmente chamado de TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. As pessoas com TOC sofrem com imagens e pensamentos que os invadem insistentemente e, muitas vezes, sem conseguir controlá-los. Para essas pessoas, a única forma de controlar esses pensamentos e a própria ansiedade é por meio de um ritual, que pode ser repetido muitas vezes ao longo do dia.
7. Transtorno Bipolar
O Transtorno Bipolar é marcado por alterações bruscas de humor que afetam a habilidade das pessoas lidarem com o dia a dia. A doença é geneticamente determinada e pode se iniciar na infância/adolescência ou no adulto jovem e evoluir em crises de depressão e ansiedade.
8. Transtorno da Personalidade Antissocial
Pessoas com esse transtorno tendem a explorar as outras para ter algum ganho, seja material ou mesmo pessoal, sem considerar direitos e sentimentos de terceiros.
9. Transtorno da Esquizofrenia
Esquizofrenia é uma doença crônica decorrente de alterações em vários sistemas bioquímicos (neurotransmissores) e vias neuronais cerebrais.