Aspirina, omeprazol e diurético podem causar câncer e diabetes

Estudo apontou 29% de chances de desenvolvimento das doenças

Por: Redação Comunicar erro

Um estudo dinamarquês publicado na revista científica “Journal of the American Academy of Dermatology” constatou que medicamentos clássicos como aspirina, hidroclorotiazida (HCT, diurético usado contra hipertensão), estatinas e omeprazol podem causar câncer e diabetes.

O uso de hidroclorotiazida, aliás, está associado à maior incidência de alguns tipos específicos da enfermidade.

Crédito: Getty Images/iStockphotoRemédios populares causam doenças graves

De acordo com a pesquisa, foram analisados casos entre 2004 e 2012 de 80 mil pessoas que tiveram câncer e outro 1,5 milhão que não desenvolveu a doença.

A conclusão que chegaram foi que há uma chance até 29% maior de incidência para carcinoma de célula basal e até três vezes maior para o carcinoma de células escamosas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os cânceres de pele afetam 165 mil pessoas e matam cerca de 2 mil pessoas ao ano no Brasil.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …