Ataque cardíaco silencioso: sinais de alerta que você não deve ignorar
Se você ou alguém ao seu redor apresentar sinais de um ataque cardíaco, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente
Os infartos silenciosos do miocárdio são responsáveis por 45% dos ataques cardíacos, muitas vezes com sintomas leves e passageiros. A detecção e intervenção precoces são cruciais para prevenir danos ao tecido cardíaco.
Chamados de “silenciosos” esses ataques cardíacos desviam-se dos sintomas clássicos. Por conta disso, muitas pessoas acabam considerando que trata-se de um desconforto regular ou um problema menos sério.
Fadiga, desconforto físico e dor leve na garganta ou no peito são frequentemente atribuídos erroneamente a fatores como excesso de trabalho, sono irregular ou dores gerais relacionadas à idade.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Como identificar sinais de hipocondria?
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
Sintomas de alerta
É importante procurar atendimento médico, caso apresente os seguintes sintomas:
Dor no peito
Uma sensação de pressão, aperto, plenitude ou dor no centro do peito que pode durar mais de alguns minutos ou desaparecer e retornar.
Desconforto em outras áreas do corpo:
A dor ou desconforto pode se espalhar para os braços (geralmente o braço esquerdo, mas pode afetar ambos), ombros, pescoço, mandíbula, costas ou abdômen.
Falta de ar
Pode ocorrer antes ou junto com a dor no peito. Pode ser leve ou grave.
Suor frio
Sudorese excessiva, muitas vezes acompanhada de uma sensação de frio e pegajoso.
Náusea e vômito
Alguns pacientes podem sentir náuseas ou vomitar.
Tontura ou desmaio
Pode ocorrer devido à falta de fluxo sanguíneo para o cérebro.
É importante observar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos os ataques cardíacos apresentam todos esses sinais. Algumas pessoas podem ter sintomas mais leves ou atípicos, como dor nas costas ou indigestão.