Atendimentos dermatológicos gratuitos na Virada da Pele Saudável

Ação tem como objetivo ampliar acesso da população a diagnóstico e tratamentos, além de disseminar conhecimento sobre doenças de pele

14/09/2018 15:04 / Atualizado em 05/05/2020 11:52

Virada de pele saudável acontece no dia 18 e 19
Virada de pele saudável acontece no dia 18 e 19 - damiangretka/istock

Nos dias 18  e 19 de setembro, São Paulo recebe a 6ª edição da Virada da Pele Saudável. Serão 36 horas ininterruptas de atendimentos dermatológicos gratuitos, incluindo procedimentos. O evento é realizado pelas Faculdades BWS e a Associação Pele Saudável e terá inídio às 7h, no Núcleo de Ensino Superior BWS – Rua São Domingos, 69, Bela Vista. Para ser atendido, basta comparecer ao local com documento de identificação.

De acordo com a dermatologista e coordenadora do curso de pós-graduação em dermatologia das Faculdades BWS, a Dra. Seomara Passos Catalano, a Virada da Pele Saudável é uma oportunidade não só de atender a população, mas também de disseminar conhecimento a respeito das doenças de pele.

“Em geral, as pessoas só vão ao dermatologista quando há uma queixa específica, como queda de cabelo, acne ou uma pinta incomum. É preciso alertar para o fato de que há diversas outras doenças – genéticas, autoimunes e infecciosas, por exemplo – que apresentam manifestações cutâneas. E quanto antes ocorrer o diagnóstico, maiores as chances de um tratamento exitoso”, afirma.

É o caso, por exemplo, da psoríase, doença crônica e autoimune que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, que aparecem mais frequentemente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Com intensidades variáveis, a psoríase é, normalmente, tratada com facilidade, mas há casos nos quais as articulações podem ser impactadas, levando à incapacidade física.

Outro problema de pele comum é o câncer de pele não melanoma, tipo de câncer mais frequente no Brasil e que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Em ambos os casos, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento adequado e, consequentemente, o bem-estar do paciente.

Na última edição da Virada da Pele Saudável, centenas de pacientes foram diagnosticados com esses e outros problemas de pele – no total, foram realizadas 4 mil consultas, além de 750 procedimentos dermatológicos apenas nas primeiras 24 horas de evento.

Virada da Pele Saudável – serão 36 horas de ação
Virada da Pele Saudável – serão 36 horas de ação - kali9/istock

“A proposta da Virada é oferecer um atendimento resolutivo, com início, meio e fim. Se um paciente precisa retirar uma lesão na pele, o procedimento pode ser feito imediatamente. No caso de biópsia, ela é realizada em nosso próprio centro cirúrgico, sem qualquer custo. Já quando o procedimento necessita de uma preparação específica, ele é marcado para as semanas subsequentes. O importante é que o paciente saia dali com algo concreto, seja um diagnóstico, um tratamento ou um procedimento agendado”.

Serviço

6ª Virada da Pele Saudável

Data: 18 e 19 de setembro de 2018

Horário: das 7h da terça-feira (18) às 19h da quarta-feira (19)

Local: BWS Núcleo de Ensino Superior

Endereço: Rua São Domingos, 69 – Bela Vista – São Paulo, SP

Para saber mais informações sobre o evento, acesse este link.