45 minutos desta atividade podem combater hipertensão; você pratica?
Veja como controlar a hipertensão com mudanças no estilo de vida, incluindo uma prática específica e alimentação saudável
A hipertensão, conhecida por ser uma das principais causas de mortes prematuras globalmente, está diretamente ligada ao aumento da pressão sobre o coração e vasos sanguíneos, levando, a longo prazo, a condições graves como doenças cardiovasculares.
Recentemente, a Sociedade Internacional de Hipertensão trouxe esperança ao publicar novas diretrizes na Journal of Hypertension, apontando que simples mudanças no estilo de vida podem ser extremamente efetivas para o controle da pressão arterial.
O que é bom para acabar com a pressão alta?
Segundo os estudos, dedicar cerca de 45 minutos diários para praticar a meditação pode levar a uma significativa redução da pressão arterial, graças à diminuição da inflamação, da constrição dos vasos sanguíneos e ao aumento da dilatação.
- Estudo revela aumento de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Uma fruta pode ajudar no seu objetivo de perder a barriga; conheça os benefícios
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
O efeito benéfico é atribuído ao impacto do óxido nítrico que facilita o relaxamento e a dilatação dos vasos, contribuindo para a manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial.
Afinal, quais os benefícios da meditação para o ser humano?
A meditação, além de promover a dilatação dos vasos sanguíneos, ajuda a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático. E também os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.
Essa combinação favorece um estado de relaxamento, que tem efeito direto na redução das flutuações da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Mas, as dicas para a promoção de uma vida mais saudável e equilibrada não se limitam apenas à meditação.
O que mais fazer para controlar a hipertensão?
- Adotar estratégias diárias de eliminação do estresse, incluindo atividades como respiração profunda, yoga e atenção plena;
- Praticar a gratidão, focando nas coisas pelas quais você é grato e realizar atos de bondade para reforçar o sentimento de bem-estar;
- Relaxar ao som de música calma por pelo menos 25 minutos, três vezes na semana;
- Por fim, buscar atividades que tirem a mente da rotina diária, promovendo um descanso mental eficaz.
Estas práticas, combinadas aos conselhos tradicionais como parar de fumar, reduzir a ingestão de sal, praticar atividades físicas regulares e manter uma rotina de sono adequada, compõem um conjunto eficaz de ações para controlar a hipertensão.
Conforme afirmam os pesquisadores, o objetivo das novas diretrizes é enfatizar uma abordagem mais holística, considerando o bem-estar integral do indivíduo.