Atividade simples que pode ser a chave para proteger o coração de doenças
Um exercício, quando praticado diariamente, pode reduzir significativamente os riscos de doenças cardíacas; saiba como praticar
Subir escadas em vez de usar o elevador é mais que um conselho: essa atividade simples e acessível pode reduzir os riscos de doenças cardíacas.
Uma análise de dados apresentada na Sociedade Europeia de Cardiologia indicou que subir escadas regularmente está associado a uma chance 39% menor de morrer por doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame, em comparação com quem evita essa atividade.
Quantos lances de escada são necessários?
Para quem deseja fortalecer a saúde cardíaca, a resposta é prática: subir cinco lances de escada diariamente já pode reduzir em 20% o risco de desenvolver problemas no coração. Isso segundo outro estudo de 2023, publicado na revista Atherosclerosis.
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- Erro comum atrapalha perda de peso; entenda os motivos
- Guia completo de Caldas Novas: como chegar, quando ir e onde ficar
O efeito positivo foi confirmado mesmo em pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, mostrando que a prática é benéfica para muitos perfis. Os participantes ficaram mais protegidos de doenças cardíacas ao longo de 12 anos.
Contudo, quem adquire o hábito e depois para de subir escadas pode ver o risco cardíaco subir novamente, evidenciando a importância da regularidade.
Por que essa atividade faz bem ao coração?
Subir escadas se classifica como um exercício aeróbico, que eleva a frequência cardíaca e melhora a capacidade respiratória. Esse tipo de atividade ajuda a reduzir fatores de risco, como pressão e colesterol elevados.
Além disso, é uma prática que fortalece músculos das pernas e das costas, sendo útil especialmente para idosos, pois melhora a resistência e o equilíbrio, prevenindo quedas.
“Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício pode reduzir a mortalidade por todas as causas”, disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de East Anglia.
Dicas para começar
Para colocar essa atividade na rotina, o ideal é subir escadas em um ritmo moderado e aumentar gradualmente o esforço.
Estabelecer metas semanais, como recomendadas pela Associação Americana do Coração — 150 minutos de exercícios moderados por semana — é uma boa prática, com atividades que podem incluir caminhadas, exercícios leves e, claro, a subida de escadas.