Ayahuasca: conheça os benefícios e efeitos colaterais do uso da bebida
Bebida alucinógena provoca reações diversas, mas raramente são graves
Alguns rituais de autoconhecimento utilizam a ayahuasca como forma de abrir a mente e melhorar a percepção da consciência. Embora haja potenciais benefícios da bebida, há uma variedade de efeitos físicos e psicológicos adversos que ainda não são bem examinados.
Os efeitos mais conhecidos e já esperados, principalmente entre os novatos, são episódios de vômito, tremores e diarreia. No entanto, quando a ayahuasca é combinada com outras substâncias, como antidepressivos, álcool e drogas, o impacto pode ser mais negativo.
Há casos relatados de aumento da pressão arterial, taquicardia e até convulsões. Apesar desses casos e de efeitos adversos notáveis, raramente eles são graves.
- Betsson: Como acessar em 2025
- Entenda por que comer estas frutas ajuda no ganho de massa muscular
- Conheça a doença que afeta o fígado e é confundida com Alzheimer
- Exageros e automedicação no fim de ano podem comprometer a saúde do fígado
Do que é feita a ayahuasca?
O chá é feito a partir da infusão de duas plantas amazônicas, o cipó-jagube e o arbusto-chacrona, e seu consumo é milenar entre os pajés da floresta. Eles acreditam que a bebida é capaz de livrar o corpo e a alma de toda impureza e abrir a comunicação com os antepassados.
Como ela funciona?
O chá de ayahuasca contém DMT, que é alucinógena, capaz de induzir modificações intensas na percepção, emoção e cognição.
Além disso, estão presentes inibidores da monoamina oxidase, que o agirem no sistema nervoso central, causam euforia e visões alteradas.
Os adeptos costumam relatar delírios e sensações variadas, que são descritas como experiências espirituais e místicas profundas.
Além desses efeitos, como comentamos, é comum os sintomas físicos, como diarreia e vômitos, logo após a ingestão da bebida.
Nem sempre, no entanto, os efeitos causados pelo consumo da bebida em cada indivíduo podem ser previstos. Algumas pessoas sentem muito medo, ansiedade e paranoia. É por isso que o consumo da ayahuasca deve ser feito sob a supervisão de um grupo experimente e preparado para amparar o usuário durante esses efeitos.