Azia pode ser sintoma de câncer difícil de ser diagnosticado

Dor ou inchaço no abdômen e gases também são sintomas da doença

Quadros de azia e náusea podem ser sinais de problemas digestivos, mas podem também indicar um tipo de câncer de difícil diagnóstico: o de ovário.

A doença é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Por conta dos sintomas vagos na fase inicial, muitas vezes, é diagnosticada tardiamente quando as chances de sobrevivência são menores.

Azia  constante pode ser sintoma de câncer de ovário
Créditos: nicoletaionescu/istock
Azia  constante pode ser sintoma de câncer de ovário

A sensação de queimação no estômago, típica nos quadros de azia, ocorre porque o câncer de ovário compromete o sistema digestivo e, quando os alimentos chegam ao estômago, podem retornar em forma de refluxo para o esôfago.

Muitas mulheres costumam relatar também dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.

O tumor de ovário costuma passar despercebido até que tenha se espalhado
Créditos: inkoly/istock
O tumor de ovário costuma passar despercebido até que tenha se espalhado

Fatores de risco

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o risco de câncer de ovário é aumentado em mulheres com infertilidade e reduzido naquelas que tomam contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) ou que tiveram vários filhos. Por outro lado, mulheres que nunca tiveram filhos parecem ter risco aumentado para câncer de ovário.

A menarca (primeira menstruação) precoce (antes dos 12 anos) e a idade tardia na menopausa (após os 52 anos) também podem estar associadas a risco aumentado da doença.