Bactéria carnívora se espalha nos EUA; entenda o motivo
A infecção pode causar erupções cutâneas e úlceras e, em alguns casos, levar à morte
Uma bactéria letal carnívora está se espalhando na Flórida, nos Estados Unidos, desde a passagem do furacão Ian, no mês passado. De acordo com dados do Departamento de Saúde do estado, o número de infecções causadas pelo microrganismo quase dobrou.
Foram registrados 65 casos de infecções por vibrio vulnificus e 11 mortes este ano, contra 34 casos e 10 mortes relatadas em 2021.
A bactéria vibrio vulnificus vive na água do mar quente e é um tipo de microrganismo causador de doenças transmitidas por alimentos.
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
- Entenda como usar meditação no combate a pressão alta
A população desse tipo de bactéria aumenta durante os meses mais quentes do ano e também pode aumentar após o derramamento de esgoto nas águas costeiras, como ocorreu durante o furacão Ian.
“Águas de inundação e águas paradas após um furacão apresentam muitos riscos, incluindo doenças infecciosas como o vibrio vulnificus”, informou o departamento de saúde do condado em um comunicado à imprensa.
Sintomas da infecção por bactéria carnívora
As infecções por Vibrio vulnificus podem levar a erupções cutâneas e úlceras, mas para aqueles com sistema imunológico enfraquecido por medicamentos ou doenças crônicas, a doença pode se tornar fatal se a bactéria entrar na corrente sanguínea, levando a sintomas como diarreia, cólicas abdominais, vômitos, febre e calafrios.
A infecção pode ser causada pela ingestão de ostras e mariscos mal cozidos, porém, em situações após a passagem de furacão, geralmente acontecem quando feridas abertas, cortes ou arranhões entram em contato direto com água contaminada.
A orientação dos serviços de saúde dos EUA é que aqueles que entrarem em contato com as águas da enchente devem lavar e limpar imediatamente todas as feridas e procurar atendimento médico se apresentar sinais de infecção.