Bebê nasce com anticorpos contra a covid-19 em Santa Catarina
A mãe foi vacinada quando estava na 34ª semana de gestação
O nascimento de um bebê em Santa Catarina trouxe uma dose de esperança aos médicos. Ele nasceu com anticorpos contra a covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da cidade de Tubarão.
Os anticorpos são explicados porque a mãe do pequeno Enrico, Talita Mengali Izidoro, que é médica, foi imunizada quando estava na 34ª semana de gestação. A vacina que ela recebeu foi a CoronaVac, envasada no Brasil pelo Instituto Butantan.
Enrico foi submetido ao teste de neutralização Sars-CoV-2 dois dias depois do nascimento. O exame comprovou a presença de 22% de anticorpos contra o coronavírus na amostra analisada.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
O teste foi feito com amostras de sangue da criança por um laboratório catarinense e encaminhado para análise fora do estado. A análise confirmou a presença de reagentes, ou seja, de anticorpos contra o vírus.
Ainda não é possível saber até quando o bebê estará imunizado, mas a família deverá repetir os exames daqui alguns meses para saber o grau de proteção contra a covid-19.
Esse é o primeiro caso em Santa Catarina, porém, no mundo, já houve relatos de outros bebês que também nasceram com anticorpos após suas mães serem vacinadas.