Beber este chá todo dia reduz risco de diabetes em até 53%
Para os cientistas, consumo diário de chá está associado a série de ganhos e manutenção da saúde
O consumo diário de chá preto ajuda a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em adultos. É o que prega um estudo conduzido pela Universidade de Adelaide, na Austrália.
Para entender a relação, a pesquisa acompanhou indivíduos que não possuem o hábito de consumir o chá. Neles, os cientistas observaram um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de diabetes tipo 2.
Por que este tipo de chá reduz a diabetes?
Objeto recorrente de estudos científicos, o chá preto está diretamente associado à prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
A pesquisa buscou descobrir a relação entre o consumo de chá e a glicose na urina, resistência à insulina e o estado glicêmico.
Normalmente, pessoas com diabetes possuem um alto índice de reabsorção renal de glicose, ou seja, os rins recuperam mais glicose, impedindo a eliminação pela urina, o que acarreta no acúmulo do açúcar no sangue.
O consumo regular de chá preto, então, mostrou-se eficaz em aumentar a excreção urinária de glicose, assim como na diminuição da resistência à insulina.
Apesar dos ganhos sobre o tema, o professor Tongzhi Wu, coautor da pesquisa, reflete que os mecanismos pelos quais esses benefícios ocorrem ainda não estão claramente definidos.
“Nossas descobertas sugerem os efeitos protetores do consumo habitual de chá no controle do açúcar no sangue. Isso ocorre através do aumento da excreção de glicose na urina, melhora da resistência à insulina e, portanto, melhor controle do açúcar no sangue”, explica o professor.