Últimas notícias:

Loading...

Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago, diz OMS

Por: Redação
Bebidas acima de 65°C poderiam apresentar risco de câncer no esôfago
Bebidas acima de 65°C poderiam apresentar risco de câncer no esôfago

Segundo a agência especializada em pesquisas de câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS), bebidas muito quentes poderiam levar ao câncer de esôfago. O problema seria a temperatura – quando menos quentes, café, mate e outras bebidas não apresentam risco cancerígeno.

Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (cuja sigla é IARC em inglês), foi quem apresentou o estudo, que contou com um comitê de 23 especialistas. Eles revisaram mais de 1000 estudos sobre as possíveis propriedades causadoras de câncer no café e no mate. “O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura – não a bebida em si – que parece ser a causa”, disse Wild. Há evidências de que essas e outras bebidas podem levar ao câncer no esôfago quando ingeridas em temperaturas acima de 65 graus celsius, e quanto mais quentes, maior risco de se desenvolver a doença.

Turquia, Irã, China, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil são alguns dos lugares em que infusões costumam ser tomadas a pelo menos 70 graus, segundo a OMS. No estudo, a agência considerou outros fatores que poderiam distorcer a estimativa de câncer no esôfago, como o consumo de álcool e tabaco.

Compartilhe: