Estudo aponta para bebidas que aumentam risco de câncer de intestino
A doença está cada vez mais comum entre os mais jovens
Um relatório do World Cancer Research Fund (WCRF), do Reino Unido, que analisou 19 estudos que relacionavam estilo de vida com câncer colorretal – uma forma de câncer de intestino – concluiu que consumir mais de duas bebidas alcóolicas por dia aumenta o risco da doença.
Dezesseis dos 19 estudos realizados mostraram um risco aumentado de 7% da doença por 10 gramas de etanol, um componente do álcool, por dia.
Câncer colorretal
A doença começa no intestino grosso e se desenvolve principalmente a partir de crescimentos pré-cancerosos, chamados pólipos.
A pesquisa publicada na revista Gut descobriu que adultos, especialmente mulheres, que consomem duas ou mais bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar todos os dias estão “dobrando” o risco de câncer de intestino antes dos 50 anos.
Mas a bebida não a única vilã. O estudo também apontou para o consumo de carne vermelha, especialmente a embutida, que inclui salsichas, bacon e presunto – como um fator de risco aumentado para a doença.
Por outro lado, comer laticínios, grãos integrais e alimentos ricos em fibras diminuiu o risco de câncer colorretal. Assim como fazer exercício e a tomar suplementos de cálcio também ajudaram a reduzir o risco, descobriu o estudo da WCRF.
Em novembro de 2022, especialistas revelaram que manter uma dieta vegetariana saudável pode reduzir o risco de câncer de intestino em um quinto entre os homens.
Sinais de alerta para o câncer de intestino
O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, tem boas chances de cura quando descoberto precocemente.
Além de fazer exames rotineiramente, é importante estar atento aos sinais que o corpo envia quando algo não vai bem. Veja alguns deles:
- Dor na região do estômago
- Sangue nas fezes
- Mudanças nos hábitos intestinais
- Fraqueza e fadiga
- Perda de peso sem causa aparente
- Mudanças nos hábitos intestinais