Fruta asiática que ajuda a regular o açúcar no sangue e a queimar gordura; qual é?
Conheça os benefícios dessa fruta para a saúde, como ajudar no controle do açúcar no sangue, fortalecer a imunidade e colaborar com o emagrecimento
Exótica e de origem chinesa, a lichia é apreciada no Brasil tanto por seu sabor adocicado quanto por seus benefícios.
A fruta possui uma aparência peculiar e propriedades nutritivas para quem busca uma dieta saudável, sendo rica em vitamina C, potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B.
Quais são os benefícios da lichia para a saúde?
- Auxílio no controle de diabetes
O destaque dessa lista vai para a capacidade da fruta em auxiliar no controle do diabetes. Compostos fenólicos presentes na lichia, como o oligonol, atuam na regulação do metabolismo da glicose e, consequentemente, na redução dos níveis de açúcar no sangue.
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Mantém a imunidade alta
A lichia também pode ser uma aliada do sistema imunológico. Seu alto teor de vitamina C auxilia na prevenção de gripes e resfriados, além de atuar como antioxidante, combatendo doenças degenerativas e cardíacas.
- Ajuda no emagrecimento
A presença de fibras na fruta promove a sensação de saciedade, colaborando para a redução da ingestão calórica e favorecendo a perda de peso. Além disso, um composto chamado cianidina estimula a queima de gorduras.
Também é repleta de água e baixa em calorias, o que a torna uma excelente opção para quem busca uma dieta com baixo nível calórico.
- Previne o envelhecimento
Os antioxidantes presentes na fruta ainda contribuem para o combate aos radicais livres no corpo, que estão associados ao envelhecimento celular.
Apesar desses benefícios nutricionais, vale destacar que a lichia, sozinha, não faz milagres na saúde e não deve ser vista como um tratamento para nenhuma condição sem orientação médica.
Contraindicações
Pessoas com histórico podem ter reações alérgicas à lichia. Também não é recomendado consumir em jejum ou quando os níveis de glicose estiverem reduzidos, pois pode causar uma crise de hipoglicemia.
Além disso, qualquer mudança na alimentação deve ser acompanhada por um profissional de saúde, principalmente no caso de indivíduos com condições de saúde específicas.
Como consumir?
- In natura: descasque a lichia e consuma-a fresca para potencializar seus benefícios nutricionais.
- Em saladas: uma pitada de doçura adicionada às saladas, traz um toque diferente e revigorante.
- Sucos e smoothies: combinando com outras frutas e/ou vegetais, você pode preparar uma bebida nutritiva e deliciosa.
- Sobremesas: experimente adicionar lichia a receitas de sorvetes, mousses ou compotas para uma experiência culinária única.