Bolsonaro pede para adiar manifestação dia 15 com medo do coronavírus

Nesta semana, o presidente chegou a dizer que o coronavírus "é muito mais fantasia"

12/03/2020 20:02

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pediu, nesta quinta-feira, 12, durante uma live nas redes sociais, para adiar manifestação marcada para o próximo domingo, 15 com medo de proliferação do novo coronavírus.

Bolsonaro pede para adiar manifestação dia 15 com medo do coronavírus
Bolsonaro pede para adiar manifestação dia 15 com medo do coronavírus

A manifestação foi convocada por Bolsonaro, no último final de semana, para retaliar os principais representativos da democracia, o o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta semana,  o presidente chegou a dizer que o coronavírus “é muito mais fantasia”. Agora, que o surto da doença chega com mais força ao Brasil, o presidente se viu obrigado a recuar com a perspectiva de que o número de pessoas contaminadas com o coronavírus aumentará nas próximas semanas.

Agora, que o surto da doença chega com mais força ao Brasil, o presidente se viu obrigado a recuar com a perspectiva de que o número de pessoas contaminadas com o coronavírus aumentará nas próximas semanas.

“Daqui um mês, dois meses faz [os protestos]. O que nós devemos fazer é evitar que haja uma explosão de pessoas infectadas, porque os hospitais não dariam vazão para atender todo mundo”, afirmou o presidente.

Coronavírus

O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quinta-feira, 12, os números de casos confirmados do novo coronavírus. O balanço aponta 77 pacientes com diagnóstico positivo para o Covid-19.

Além disso, são 1.422 casos suspeitos, que estão sendo monitorados, e 1.163 descartados.

O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, com 59 pacientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul, com 10 casos localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. Também há casos no DF,  Pernambuco e Alagoas.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • -Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • -Manter o ambiente ventilado;
  • -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos