Bombou: mãe amamenta filha mais velha durante trabalho de parto

Quando os pais decidem envolver o primeiro filho no parto do mais novo, é sempre emoção garantida. Foi um desses casos que a fotógrafa americana Maegan Dougherty teve a oportunidade de registrar.

A primogênita não só acompanhou o nascimento do irmão, como foi responsável por este momento lindo: enquanto a mãe estava em trabalho de parto, amamentava a filha mais velha, de dois anos.

A foto é de dezembro de 2016, mas a imagem voltou a fazer sucesso na internet recentemente. Na época, Maegan compartilhou o ensaio nas redes sociais e contou que a pequena estava muito feliz por poder encontrar a sua mãe.

A irmã mais velha acompanhou o parto da mãe e as fotos são emocionantes.

A amamentação ajuda, inclusive, nas contrações, que ficam mais longas e intensas. Por isso, a atitude da mãe também ajudou no nascimento do bebê. Com a publicação, veio à tona uma questão: pode amamentar durante a gravidez?

Essa é uma dúvida de muitas mulheres. É sim possível, mas é preciso estar atenta a algumas questões: “Amamentar é um processo que envolve uma demanda nutricional muito grande e a mãe precisa comer bem. Quando ela está grávida, ela também precisa manter um bom aporte nutricional” – explica Wagner Rodrigues Hernandez, mestre em obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Também é preciso ter em mente que, conforme dissemos acima, a amamentação estimula as contrações uterinas, ou seja, em se tratando da amamentação exclusiva (na qual o bebê só se alimenta pelo leite da mãe), pode aumentar a chance de um parto prematuro.

Crianças acompanhando parto dos irmãos: amamos <3

Outra consideração é que a amamentação eleva a prolactina, um hormônio que ajuda a aumentar a produção de leite e que, muitas vezes, pode dificultar a ovulação. Assim, é possível que durante o período do aleitamento materno, a puérpera tenha dificuldade de engravidar, se assim desejar.

Leia mais: