Bordar e tricotar podem trazer benefícios à saúde

Praticar uma atividade manual nos ajuda a relaxar, a ter mais concentração e a fugir do excesso da rotina atual. É quase uma terapia. E, cada vez mais, jovens têm buscado refúgio nas linhas e agulhas.

Bordado moderno feito pelas meninas do Clube do Bordado

Foi assim com as meninas do Clube do Bordado, um sexteto que se destaca pelo trabalho de bordado à mão original e ousado. Para elas, o bordado é mais que uma terapia. É uma forma de expressão. Em seus desenhos, elas tratam de questões como o corpo, de liberdade, de amar a si mesmo. Também fazem bordados eróticos e românticos. “Investimos na ideia de diversidade de formas, de diferenças estéticas, para que as pessoas se sintam representadas”, explica Renata Dania, uma das integrantes do Clube.

Detalhe do bordado feito pelas meninas do Clube do Bordado
Agora, o desenho completo, bordado pelo Clube do Bordado

O Clube do Bordado começou despretensioso, com seis amigas bordando em casa, em reuniões todas as quartas-feiras. E logo o trabalho chamou a atenção e elas foram chamadas para dar um curso on-line sobre bordado moderno, em que ensinam todas as técnicas de bordado em bastidor (inclusive para os iniciantes!).

Se você se interessou em resgatar o bordado, além de belos desenhos para chamar de seus, ganhará de lambuja outros benefícios. Segundo um estudo de Harvard, bordar e tricotar induzem a um estado de relaxamento similar ao da meditação e da ioga, e pode reduzir os níveis de hormônios ligados ao estresse. Outro estudo, publicado no “Journal of Neuropsychiatry & Clinical Neurosciences” mostrou que a prática de trabalhos manuais reduz as chances de desenvolvimento de transtornos cognitivos leves e perda de memória. Nada mal, hein!

Um dos desenhos ensinados no curso on-line de bordado moderno, com o Clube do Bordado

Agora é só investir em um kit básico, fazer as aulas e sair bordando por aí. Faça o curso de bordado moderno com o Clube do Bordado de graça, ao experimentar o Passe Livre da eduK, uma plataforma de cursos on-line voltados à economia criativa.

Kit básico para quem quer aprender a bordar