Médicos alertam para botox pirata que pode até necrosar a pele
Produto é utilizado de maneira clandestina em algumas clínicas de estética, que costumam cobrar um valor mais em conta pela aplicação
Quem procura por procedimentos estéticos, muitas vezes, desconhece os riscos por trás da escolha errada de um profissional. Com a popularização da aplicação de botox, apareceram no mercado diversas marcas do produtos, algumas de origem duvidosa. É o caso do botox pirata da marca Israderm.
Médicos vem alertando para o risco do produto falsificado provocar infecções, inclusive graves, podendo até necrosar a pele.
No Brasil, o Israderm não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, é utilizado em algumas clínicas de procedimentos estéticos.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
No mês passado, a polícia e a Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul descobriram o uso desse botox em Porto Alegre. A cirurgiã-dentista Sandrelle Arcipretti foi presa em flagrante.
Entre os médicos, há vários relatos de pacientes que utilizaram o produto pirata e tiveram inchaços, alergias e infecções. Há relatos, inclusive, da migração da toxina para áreas indesejadas como a pálpebra.
Dicas para não cair em cilada
Ao optar por qualquer procedimento estético, procure ter referências do local e do profissional que irá fazer o serviço. Se o valor do procedimento que deseja fazer estiver muito abaixo do valor de mercado, desconfie.
O frasco de Israderm tem sido comercializado por até R$ 350, enquanto a aplicação do botox original é custa em torno de R$ 1.000.
Outra dica importante, é pedir para o profissional que irá fazer a aplicação mostrar a embalagem do produto, que deve estar lacrada. Lá vem descrito o nome, data de validade e outras informações importantes. O acesso a esta informação é direito do paciente.
As marcas de botox mais conhecidas e legalizadas no Brasil são: Botox e Dysport.
Para que serve o botox?
A toxina botulínica (botox) paralisa temporariamente os músculos responsáveis pelas linhas de expressão e pés de galinha. O botox funciona interferindo nos sinais nervosos que fazem com que os músculos se contraiam, por isso ele trata aquelas rugas que aparecem quando fazemos caretas.
A substância é aplicada por meio de uma seringa, principalmente na testa e nas linhas ao redor dos olhos, locais onde as pessoas mais têm marcas de expressão.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não é aplicado na boca para aumentar o volume. Para essa finalidade, são usados os preenchedores de ácido hialurônico.