Brasil assume meta de reduzir açúcar de industrializados

País será um dos primeiros do mundo a fazer acordo com a indústria para a redução do açúcar de alimentos

Por: Redação | Comunicar erro
ministros durante coletiva
Crédito: Wilson Dias/ Agência BrasilMinistro da Saúde, assina o primeiro acordo para a redução do teor de açúcar nos alimentos industrializados

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou nesta segunda-feira (26) o primeiro acordo para a redução do teor de açúcar nos alimentos industrializados. Com este acordo, o Brasil passa a ser um dos primeiros países do mundo a buscar essa diminuição. A meta é reduzir 144 mil toneladas até 2022.

“É um número significativo na busca da conscientização da nossa população. Para que tenhamos menos problemas de doenças que podem ser evitadas na nossa sociedade, como a diabetes e a hipertensão”, disse Occhi durante coletiva de imprensa.

São cinco categorias de alimentos que sofrerão mudanças: bebidas adoçadas, biscoitos, achocolatados em pó, bolos e mistura para bolos e produtos lácteos.  Segundo a pasta, não haverá substituição por adoçante, apenas a redução do teor de açúcar.

alexialex/istcok
Crédito: alexialex/istockBebidas lácteas também terão redução de açúcar

Considerando os produtos com maior quantidade de açúcar, os biscoitos e produtos lácteos terão os maiores percentuais de meta para redução do ingrediente, com a meta de retirar 62,4% e 53,9% de açúcar da composição, respectivamente. Para bolos, a meta é de até 32,4% e para as misturas para bolos, até 46,1% do teor de açúcar. Já os achocolatados, tem a meta de cair até 10,5% e as bebidas açucaradas até 33,8%.

O monitoramento da mudança nos alimentos e bebidas será feito a cada dois anos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que começará a análise em 2020.

O modelo do acordo é parecido com o firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para diminuir o teor de sódio nos produtos, que prevê redução de até 28.5 mil toneladas até 2020.

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …