Abusar do açúcar na hora de adoçar o café aumenta risco de morte

Bebidas açucaradas em excesso dobram o risco de morte
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Bebidas açucaradas em excesso dobram o risco de morte

Abusar do açúcar na hora de adoçar o café de todos os dias é muito perigoso e, segundo um estudo divulgado pela American Heart Association, pode levar a uma morte prematura. O mesmo vale para quem consome refrigerantes, chás e sucos demasiadamente açucarados.

De acordo com a pesquisa realizada com pessoas acima dos 45 anos, quem ingere mais de 680 gramas de bebidas com muito açúcar diariamente têm o dobro de chances de morrer de complicações cardíacas em comparação com aqueles quem consomem menos de 30 gramas por dia.

O estudo, no entanto, não encontrou nenhuma ligação entre o consumo de alimentos açucarados e o aumento do risco de morte, uma distinção que, segundo os pesquisadores, pode estar relacionada à maneira como as bebidas e alimentos açucarados são processados ​​pelo organismo.

De acordo com Jean Welsh, um dos responsáveis pelo estudo, as bebidas açucaradas podem ser mais perigosas que doces sólidos, pois elas são basicamente açúcar e água, não apresentando nenhuma proteína ou gordura para neutralizar os efeitos do líquido no organismo. “Quando as pessoas consomem açúcares nos alimentos, muitas vezes, há outros nutrientes que retardam o metabolismo e causam efeitos diferentes e menos danosos ao organismo”, disse o pesquisador.

O estudo analisou os dados de 17.930 pessoas que não apresentavam nenhuma doença cardíaca, nem diabetes tipo 2.

Leia também: