Abusar do açúcar na hora de adoçar o café aumenta risco de morte

Por: Redação
Crédito: Getty Images/iStockphotoBebidas açucaradas em excesso dobram o risco de morte

Abusar do açúcar na hora de adoçar o café de todos os dias é muito perigoso e, segundo um estudo divulgado pela American Heart Association, pode levar a uma morte prematura. O mesmo vale para quem consome refrigerantes, chás e sucos demasiadamente açucarados.

De acordo com a pesquisa realizada com pessoas acima dos 45 anos, quem ingere mais de 680 gramas de bebidas com muito açúcar diariamente têm o dobro de chances de morrer de complicações cardíacas em comparação com aqueles quem consomem menos de 30 gramas por dia.

O estudo, no entanto, não encontrou nenhuma ligação entre o consumo de alimentos açucarados e o aumento do risco de morte, uma distinção que, segundo os pesquisadores, pode estar relacionada à maneira como as bebidas e alimentos açucarados são processados ​​pelo organismo.

De acordo com Jean Welsh, um dos responsáveis pelo estudo, as bebidas açucaradas podem ser mais perigosas que doces sólidos, pois elas são basicamente açúcar e água, não apresentando nenhuma proteína ou gordura para neutralizar os efeitos do líquido no organismo. “Quando as pessoas consomem açúcares nos alimentos, muitas vezes, há outros nutrientes que retardam o metabolismo e causam efeitos diferentes e menos danosos ao organismo”, disse o pesquisador.

O estudo analisou os dados de 17.930 pessoas que não apresentavam nenhuma doença cardíaca, nem diabetes tipo 2.

Leia também: 

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …