Brasil vai destinar dois mil leitos de UTI para casos de coronavírus
Ampliação do número de leitos foi motivada pela situação observada na Itália
Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 12, o Ministério da Saúde informou que vai direcionar 2 mil leitos de UTI pelo SUS para o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).
Anteriormente, foi informado que seriam alocados mil novos leitos nos hospitais de referência, porém, a ampliação deste número foi motivada pela situação observada na Itália. Nas últimas semanas, houve um aumento expressivo no número de pacientes com o vírus.
“Quando pensamos em mil leitos, foi uma estimativa, sem nenhum dado concreto. Hoje, depois da Itália, nosso nível de preocupação aumentou. Por isso, estamos colocando dois mil leitos”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
O secretário também informou pacientes não serão colocados de forma desnecessária em hospitais e que seguirão critérios na utilização para situação de emergência.
Pandemia
Depois de mais de 100 mil casos confirmados em vários países, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus.
No Brasil, até o momento, o Ministério da Saúde confirmou 60 casos, a maioria concentrada em São Paul0. Também há pacientes no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas e Distrito Federal.
Como acontece a transmissão
O principal meio de transmissão é entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
-Usar lenço descartável para higiene nasal;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal;
-Manter o ambiente ventilado;
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.