Brasileiras criam sorvete que reduz efeitos da quimioterapia

A recomendação é de que os pacientes consumam de 2 a 3 potes ao longo do dia

Por: Redação | Comunicar erro

Um grupo de nutricionistas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) desenvolveu um sorvete que ajuda a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Além de ser um anestesiante sensorial, o sorvete também funciona como um complemento alimentar.

A receita leva fruta, azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado – que é uma proteína de alto valor biológico – e fibra. Não tem em lactose nem glúten e foram produzidos em três sabores: morango, chocolate e limão.

Sorvete, câncer
Crédito: Dani Lottermann/AgecomA paciente Carolina Martins foi uma das que consumiu o sorvete diariamente

O sorvete foi servido durante um ano como sobremesa exclusivamente aos pacientes em tratamento ndo Hospital Universitário da UFSC, nos sabores chocolate, morango, limão e abacaxi com gengibre.

O sorvete especial é resultado do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) da nutricionista Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade.

De acordo com a orientadora Francilene Kunradi, “os principais desejos alimentares dos pacientes com câncer em quimioterapia são alimentos gelados e ácidos, e frutas”.

Sorvete, câncer
Crédito: Reprodução/NSCTVA recomendação é de que os pacientes consumam de 2 a 3 potes ao longo do dia

Além disso, a professora explica que o gelo favorece a salivação e reduz os efeitos colaterais provocados pela quimioterapia na boca, amenizando feridas, aftas, mucosite e a sensação de boca seca.

A recomendação é de que os pacientes consumam de 2 a 3 potes ao longo do dia.

O sorvete especial foi desenvolvido em parceria com a empresa catarinense YPY Sorvetes Premium e pode ser comprado apenas nos sabores chocolate, morango e limão, e diretamente da fábrica, que fica no km 6 da rodovia SC-401. Mais informações pelo site ypysorvetes.com.br ou pelo número (48) 4104-1003.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …