Trend no TitkTok: cabeça na água gelada funciona contra ressaca?
Técnica tornou-se viral após médico ensiná-la nas redes sociais
Celeiro de truques, desafios, o TikTok agora está congestionado com uma nova trend que consiste em mergulhar a cabeça na água gelada para curar a ressaca. Mas a dúvida ficou no ar: será que realmente funciona?
A dica tornou-se viral depois que um médico que trabalhou no Exército dos EUA, Dr. Chris Jackson, publicou um vídeo ensinando como fazer. Ele diz que é necessário ficar com a rosto mergulhado por 5 a 10 segundos e repetir isso por mais três vezes.
“Mergulhar o rosto em água gelada ativará o ‘reflexo de mergulho’”, afirma. “Isso ativa a parte do cérebro responsável pela digestão, o que pode ajudar com a náusea”, disse o médico que regularmente faz publicações sobre uma variedade de questões de saúde.
Ele disse a seus seguidores que essa era uma “solução discreta” que “ajuda com enxaquecas, ansiedade e ressaca” e, em sua opinião, “faz maravilhas”.
O que é o reflexo do mergulhador?
O reflexo do mergulhador ou resposta do mergulho dos mamíferos refere-se a um conjunto de respostas fisiológicas quando o corpo está imerso na água.
Essas reações redistribuem o sangue para os órgãos vitais, o que também limita o consumo de oxigênio em grupos musculares não essenciais, enquanto o a frequência cardíaca também diminui nesse período.
Tudo isso é causado por um aumento do impulso parassimpático (a resposta calmante do corpo aos estressores).
No entanto, não há evidências documentadas de que o reflexo de mergulhor tenha algum efeito comprovado no combate à ressaca. Principalmente porque a bebedeira pode desencadear uma variedade de sintomas diferentes em cada pessoa. Sendo assim, não dá para afirmar que a trend do TikTok realmente funciona.
O que realmente funciona contra a ressaca?
Um dos cuidados importantes contra os efeitos indesejados do álcool é aumentar a ingestão de água para evitar a desidratação e aumentar a eliminação das toxinas presentes na bebida.
Também é fundamental se alimentar bem antes e depois, mesmo com náusea. Isso otimiza o processamento do álcool pelos órgãos. Alimentos leves, como frutas, devem ser priorizados nesse momento.
Descansar e dormir bem também são cuidados fundamentais.
Há ainda quem aposte nos remédios contra a ressaca, mas a atuação desses medicamentos é limitada, muitas vezes não sendo capaz de diminuir a intensidade do mal-estar.
Dessa forma, a melhor maneira de evitar uma ressaca é maneirar no consumo do álcool.