Café da manhã: refeição certa reduz risco de sobrepeso e até obesidade

Reportagem indica formas de elaborar um café da manhã saudável[/img]

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, esta refeição deve ter variados tipos de alimentos e atender a 25% das calorias totais da dieta. As principais refeições da população devem ser café da manhã, almoço e jantar, acrescida de pequenos lanches.

Um trabalho científico realizado por Trancoso e colaboradores (2010-Revista de Nutrição), através de revisão de estudos na literatura, identificou que o perfil dos consumidores frequentes do café da manhã é de não fumantes, praticantes de atividade física, indivíduos que controlam o peso e que não fazem uso frequente de álcool. Ou seja, há uma relação positiva entre o consumo de café da manhã e um estilo de vida saudável.

A realização desta refeição é mais frequente em adultos (18-60 anos). Homens negligenciam mais do que mulheres e apresentam maior tolerância ao jejum. Entre adolescentes, é a refeição mais negligenciada com justificativas de falta de tempo/correria ou pela realização de dietas restritivas que suprimem esta refeição.

O consumo adequado de alimentos no café da manhã aumenta a saciedade, limita o consumo de lanches calóricos, melhora a atenção e o aprendizado e fornece mais energia para começar as atividades do dia a dia.

Esta refeição deve ser composta por alimentos fontes de cálcio, energia e reguladores. A fonte de cálcio sugerida é o leite e seus derivados, soja, leite de aveia/amêndoa/arroz; a fonte energética é constituída por pães, torradas, biscoitos ou cereais, com acompanhamentos como geleias, mel, queijos e frios; frutas ou sucos de frutas.

Na escolha dos alimentos é fundamental respeitar a safra e a regionalidade, garantindo alimentos mais frescos, nutritivos e baratos.

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