Caminhar pode emagrecer mais do que fazer exercícios em academia
Quer emagrecer, mas não gosta de frequentar academia? Então caminhe! Um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.
Os pesquisadores britânicos analisaram os relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra dos últimos quatro anos e identificaram um padrão entre as pessoas que praticavam caminhada rápida todos os dias: elas tinham o IMC (Índice de Massa Corporal) menor e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas, especialmente entre as mulheres e pessoas acima de 50 anos em geral.
Confira abaixo quatro razões para incluir a caminhada na sua vida:
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Cientistas decifram o caminho para o alívio da depressão em horas
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
1 – Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.
2 – Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
Diminuição da sonolência
A caminhada faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina que deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Além disso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
Controla a vontade de comer
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.