Últimas notícias:
Loading...

Campanha alerta para riscos do glaucoma

Filme de 29 segundos nos cinemas mostra o que pode ser perdido ao deixar a doença avançar

A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançou uma campanha de conscientização sobre a doença, que é a causa mais comum da cegueira irreversível no mundo. A campanha, que vai até o dia 15 de dezembro, inclui um filme de 29 segundos que será exibido nos cinemas de 125 cidades brasileiras.

O glaucoma é um dos principais motivos de cegueira irreversível no mundo
Créditos: Stock Photo
O glaucoma é um dos principais motivos de cegueira irreversível no mundo

Segundo divulgado pela Agência Brasil,  ideia é mostrar às pessoas que a perda de visão causada pelo glaucoma é definitiva e que, por isso, é importante fazer exames preventivos com o oftalmologista regularmente. Com o diagnóstico precoce, no entanto, é possível conter o avanço da doença.

Uma pesquisa realizada pela SBG mostrou que 90% das pessoas que apresentam sinais de risco da doença não sabem disso. No Brasil, estima-se que 2,5 milhões de pessoas vivam com glaucoma.

A doença afeta a visão das laterais para o centro do olho e por isso o indivíduo não percebe que há algo errado, podendo se dar conta apenas quando até 60% do nervo ótico já estiver destruído.

O glaucoma pode atingir pessoas de qualquer idade e normalmente é causada pelo aumento da pressão intraocular, que também passa desapercebida pelo paciente. Além da pressão intraocular elevada, são fatores de risco o diabetes, a hipertensão arterial e miopia.

É isso que acontece quando você coça os olhos com as mãos
Créditos: iSTock
É isso que acontece quando você coça os olhos com as mãos

*Com informações da Agência Brasil.