Câncer de mama: as áreas que passam batido no autoexame
Apalpar os próprios seios é importante no rastreamento de nódulos, mas não descarta exames e consulta de rotina com especialista
Um dos médicos mais populares do Reino Unido, o cirurgião Dr. Karan Rajan, publicou um vídeo em seu TikTok para alertar para os pontos cegos do câncer de mama, que quase ninguém dá a devida atenção na hora de autoexaminar os seios.
O médico disse que a axila, por exemplo, é uma área que muitas pessoas não verificam.
“Como você pode ver, há uma cauda de tecido mamário que se estende até a área das axilas”, diz ele no vídeo. “Isso é importante porque o câncer de mama pode se desenvolver na cauda auxiliar – mesmo que não pareça parte da mama”, explica.
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
- O simples hábito japonês noturno que promete mais energia ao acordar
- Tottenham x Manchester United: aproveite a odd 2.50 para Son marcar
- Férias em Angra dos Reis? Veja 3 praias fora do circuito da Ilha Grande
O segundo lugar que, de acordo com ele, as pessoas não costumam verificar é a clavícula. “O tecido mamário e os gânglios linfáticos associados correm sob a área da clavícula, portanto, verifique aqui”, acrescenta o médico no vídeo.
Por último, a terceira área que o Dr. Rajan disse que pode ser um ponto cego – está atrás do mamilo. Quando nódulos se desenvolvem nessa região, muitas pessoas podem não ser capazes de detectar algo incomum.
Autoexame e mamografia
Conhecer o próprio corpo e se tocar para avaliar se há algo diferente é importante, mas o autoexame não substitui consulta e avaliação médica, muito menos exclui a necessidade de mamografia em mulheres a partir dos 40 anos.
E isso tem uma explicação simples. Enquanto a palpação é capaz de detectar nódulos de 3 cm, o que é considerado um tumor grande, a mamografia consegue identificar nódulos menores, abaixo de 1 cm, que não possuem tamanho suficiente para serem percebidos no toque.
Veja abaixo outros sinais de câncer de mama
A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo geralmente indolor na mama ou nas axilas. Além disso, pacientes podem apresentar outros sinais menos frequentes, como irritação.
Outros sinais:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
- Edema (inchaço) da pele
- Eritema (vermelhidão) na pele
- Inversão do mamilo
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas
- Sensação de nódulo aumentado na axila
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
- Inchaço do braço
- Dor na mama ou mamilo