Câncer de pulmão: os primeiros sintomas deste câncer silencioso

O cigarro é a principal causa da doença que e desenvolve lentamente

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil e em todo o mundo. É difícil diagnosticar o câncer de pulmão nos estágios iniciais de crescimento, pois os sintomas geralmente aparecem em um estágio avançado da doença.

Em 60% dos casos, o diagnóstico do é tardio, devido à ausência total de sintomas precisos ou porque os sinais podem muitas vezes ser confundidos com os de outras patologias, como pneumonia ou bronquite.

Aproximadamente 25% dos pacientes não apresentam sintomas, portanto o câncer não pode ser identificado até que seja realizada uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada, que permite destacar a massa tumoral.

Sintomas do câncer de pulmão

À medida que o carcinoma se desenvolve e cresce, os sinais relacionados ao câncer começam a aparecer. O crescimento do tumor e a invasão do tecido pulmonar podem interferir na respiração, causando sintomas como:

  • tosse seca ou com catarro, surge em 70% dos casos;
  • a hemoptise (tosse com sangue), pode ser ocasional e, portanto, confundida com outras patologias, como tuberculose, bronquite crónica, estenose da válvula mitral do coração, bronquiectasias (dilatações anormais dos bronquíolos) ou enfarte pulmonar;
  • febre, consequência (quase sempre) de pneumonia pós-obstrutiva;
  • dificuldade em respirar, falta de ar ou chiado no peito, resultando em sensação de aperto e sufocamento no paciente;
  • dor persistente no peito, que piora ao respirar;
  • infecções respiratórias recorrentes, cuja recuperação é lenta e difícil.

Existem também sintomas não estritamente relacionados ao câncer de pulmão, que aparecem quando as células tumorais também invadem outros tecidos, criando metástases. Entre estes:

  • rouquidão ou alteração da voz;
  • disfonia, que causa voz rouca;
  • disfagia, ou seja, dificuldade em engolir;
  • inchaço da face ou pescoço;
  • dor e fraqueza nos ombros, braços e mãos.

Também é importante prestar atenção a sintomas inespecíficos, como dores de cabeça, sangramento, dor óssea, fraqueza geral e coágulos sanguíneos.

Quais as causas do câncer de pulmão?

Alguns dos principais fatores de risco associados ao câncer de pulmão incluem o tabagismo, exposição a substâncias carcinogênicas no ambiente de trabalho (como amianto, radônio e arsênico), exposição passiva ao tabagismo, histórico familiar de câncer de pulmão e exposição à poluição do ar.

A prevenção é um componente fundamental no combate ao câncer de pulmão, com o abandono do tabagismo sendo uma das medidas mais eficazes para reduzir o risco.

Além disso, a conscientização sobre os fatores de risco e a promoção de ambientes livres de tabaco desempenham um papel importante na prevenção.

O diagnóstico precoce também é fundamental para melhorar as taxas de sobrevivência. Exames de imagem, como a tomografia computadorizada de tórax, podem ser usados para detectar tumores em estágios iniciais.