Câncer de intestino: alimentos provocam doença entre os jovens

Estudo descobriu a relação entre certos alimentos associado ao aumento de câncer de intestino entre jovens

Câncer de intestino entre os mais jovens está associado a hábitos alimentares – iStock/Getty Images
Créditos: Chainarong Prasertthai/istock
Câncer de intestino entre os mais jovens está associado a hábitos alimentares – iStock/Getty Images

Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu a relação entre certos alimentos associado ao aumento de câncer de intestino entre jovens.

Organizado por médicos da Cleveland Clinic, o experimento analisou a compatibilidade entre o metabolismo e o surgimento de tumores e  segundo os médicos, o consumo exagerado de carne vermelha e de açúcar é motivo de alerta.

Isso porque, de acordo com o estudo, a forma como o corpo converte carboidratos, proteínas e aminoácidos em energia, somada a maus hábitos alimentares, justifica o dado preocupante.

Por que os mais jovens ?

Outro ponto observado pelo estudo mostra que os pacientes mais jovens tinham níveis mais baixos de citrato, um tipo de ácido produzido pelo organismo, em comparação com outros exemplos analisados. O citrato tem efeito protetor e ajuda a evitar o crescimento dos tumores.

Ainda de acordo com o estudo, das 170 pessoas diagnosticadas com câncer de intestino, 66 tinham menos de 50 anos.

Para a oncologista gastrointestinal e principal autora do estudo, Suneel Kamath, o estudo concluiu que a maneira como o corpo quebra os alimentos para transformá-los em energia tem forte relação com a incidência de câncer.  “Conhecemos isso como um fator de risco para câncer colorretal há muito tempo. E então, certamente diria que nossos dados apoiam isso”, explicou ao se referir sobre os riscos provocados pelo excessivo consumo de carne vermelha e açúcar.

Confira alguns sintomas:

  • dor na região do estômago;
  • Sangue nas fezes;
  • mudanças nos hábitos intestinais;
  • fraqueza e fadiga;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • mudanças nos hábitos intestinais.