Câncer: 4 sinais e sintomas mais ignorados, segundo a medicina

Confira quatro sintomas frequentemente ignorados e que podem indicar o câncer

Sintomas ignorados são o principal entrave para o tratamento da doença. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Sintomas ignorados são o principal entrave para o tratamento da doença. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.

Último levantamento divulgado em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 10 milhões de pessoas morrem, todos anos, por causa dos diferentes tipos de tumores malignos.

Na maioria das vezes, a demora no diagnóstico devido à identificação tardia da doença é apontada como o principal entrave para o seu tratamento.

Não por acaso, ter conhecimento dos sintomas é fundamental para a recuperação. Confira abaixo quatro sinais ignorados que podem sinalizar o câncer:

Perda de peso
A perda de peso sem qualquer explicação é um dos primeiros sinais de câncer e, infelizmente, muitas pessoas não conseguem identificar sua associação com a doença.

Fadiga
A fadiga é um sinal clássico de câncer visto em muitas pessoas. O paciente com a doença geralmente se sente extremamente fraco, apático e sem energia.

Alguns podem se sentir cansados ​​demais para comer ou caminhar até o banheiro. O descanso pode ajudar por um curto período de tempo, mas não faz com que o cansaço desapareça. Segundo American Cancer Society, para algumas pessoas com câncer, esse tipo de fadiga causa mais angústia do que dor.

Dores de cabeça frequentes
Dores de cabeça, que se repetem e aumentam gradualmente, são comuns em pacientes com câncer. É importante observar cuidadosamente qualquer padrão incomum de dor de cabeça. Pode ser um sinal precoce de um tumor cerebral.

Erupção cutânea
Problemas relacionados à pele são comumente vistos em pessoas com leucemia. Esta erupção ocorre devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos sob a pele. Devido a um desequilíbrio na composição das células sanguíneas, observam-se diversas alterações.