Canetas emagrecedoras podem acelerar o envelhecimento facial
O envelhecimento, no entanto, é apenas um dos efeitos colaterais das canetas emagrecedoras
Medicamentos como o Ozempic e Mounjaro, utilizados como ‘canetas emagrecedoras’ em tratamentos de redução de peso, podem estar associados a um potencial envelhecimento facial.
É que apontam médicos especializados em dermatologia, que observaram o desgaste na região do rosto. O envelhecimento, no entanto, é apenas um dos efeitos colaterais dos medicamentos injetáveis, que também podem causar náuseas e vômitos.
Os primeiros indícios do possível efeito causado pelo remédio foram relatados pelos próprios usuários das famosas canetas emagrecedoras, que notaram aspectos de flacidez e rugas na rosto.
- Novo medicamento para perda de peso reduz o apetite sem efeitos colaterais
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- Mudanças na fala podem indicar princípio de demência
- Harvard confirma: esse tempero pode desacelerar o envelhecimento
A flacidez, no entanto, alertam os especialistas, é resultado já esperado da perda de peso, uma vez que, quando se trata de envelhecimento facial, a gordura costuma ser mais amiga do que inimiga. E quando ela diminui expressivamente, a aparência envelhecida fica mais evidente, principalmente no rosto.
Outros efeitos colaterais
Estudos recentes sobre o tema indicam que medicamentos para diabetes, como Ozempic e Semaglutide, também podem causar outros efeitos colaterais, como diarreia , fadiga, constipação, indigestão dor de cabeça, dor abdominal, distúrbios digestivos e tontura.
As pessoas que usam Ozempic também correm um risco maior de desenvolver tumores da tireoide, complicações de visão, câncer, pancreatite e problemas renais e da vesícula biliar, de acordo com um estudo.