Caroços na pele e mais sintomas na paniculite que matou Erasmo Carlos
Condição pode provocar lesões duras e dolorosas que aparecem preferencialmente nas pernas
A causa da morte do cantor Erasmo Carlos aos 81 anos foi identificada como sendo complicações da paniculite, um termo genérico que inclui inúmeras condições que envolvem inflamação da camada de gordura que fica abaixo da pele.
A forma mais comum de paniculite é o eritema nodoso, que ocorre quando o sistema imunológico ataca os próprios vasos sanguíneos. Isso faz com que esses vasos fiquem inflamados e depois se estreitem, fechem ou impeçam o fluxo sanguíneo. Esse tipo geralmente ocorre nas canelas.
De acordo com a especialista em clínica médica e diretora executiva da Ipanema Health Club, Dra. Renata Castro, o diagnóstico deve ser pressuposto na presença de nódulos ou placas firmes e endurecidos, por baixo de áreas de pele avermelhadas ou pigmentadas.
- Veduca disponibiliza 19 cursos gratuitos da USP; confira a lista
- 8 praias quase desertas em São Paulo para curtir o verão
- Estudo revela o padrão alimentar que aumenta o risco de câncer de estômago
- Decifrando o cheiro do xixi: o que ele revela sobre sua alimentação e saúde
“Estas lesões são dolorosas. Eventualmente, a pele se rompe e pode haver a entrada de bactérias, gerando infecção secundária. No caso do compositor e cantor Erasmo Carlos, foi divulgada uma infecção secundária à paniculite”, explica.
Sintomas da paniculite
Pessoas com essa condição podem apresentar pele dura, dolorida e avermelhada ou mais escura em alguns lugares. Além disso, podem ter sintomas de inflamação generalizada no corpo, como febre, dores musculares e articulares. O quadro também pode incluir náuseas e fadiga.
Geralmente, a paniculite afeta as canelas e as panturrilhas, depois se espalha para as coxas e a parte superior do corpo.
A condição tende a desaparecer dentro de seis semanas após a formação e não deixa cicatriz.
Causas da paniculite
Condições como infecções virais, lúpus e doença pancreática podem causar paniculite. Também pode resultar de reações a certos medicamentos ou até mesmo exposição ao frio.
Tratamento para paniculite
Como existem tantas causas diferentes, o tratamento pode variar de caso para caso. Normalmente, se a paniculite for causada por uma condição subjacente, o médico se concentrará no desenvolvimento de um plano de tratamento para essa condição.
Se a paniculite for causada por um medicamento, simplesmente interromper o remédio e tratar alguns dos sintomas geralmente é a melhor opção.