Carol Castro faz post emocionante sobre volta ao trabalho

Com o fim da licença maternidade, muitas mulheres precisam lidar com uma fase delicada: o retorno ao trabalho. Para umas, é angustiante ter que se separar da cria, é um momento de sofrimento, de vazio. Entretanto, para outras, é uma libertação, a volta à vida social e até mesmo uma distração.

Na manhã do dia 12 de março Carol Castro tocou no assunto ao fazer um post no Instagram comentando a volta às gravações. A atriz está no elenco do filme Veneza, dirigido por Miguel Falabella e filmado no Uruguai, e teve que se dividir entre a maternidade e o trabalho.

“E a cada km percorrido na direção contrária, um aperto no coração” – disse Carol em post nas redes sociais.

Confira a publicação:

Hoje começam as filmagens de “Veneza”.
Nina veio comigo por vários motivos ( óbvios )…um deles é que ainda estou amamentando e pretendo continuar por um bom tempo…
Sendo que a locação de hoje é distante, no meio do mato.
Tive que me despedir pra ir trabalhar um tempo longe pela 1ª vez …
Serão algumas horas só, mas é impressionante como fica faltando um pedaço. E a cada km percorrido na direção contrária, um aperto no coração.
Eu já vinha me preparando pra esse dia há um tempo. E ele chegou.
Não. Não é fácil.
Mas necessário.
É uma mistura de saudade com a alegria de voltar a trabalhar.
Estou muito feliz com a oportunidade de entrar nesse processo cinematográfico com a minha filha pelas redondezas. Sei que é um privilégio. E sou muito grata.
Minha companheirinha está me esperando e vou agarrá-la muuuuito quando voltar.
E hoje, além de tudo, é o mêsversário dela.
7 meses de muita gostosura:)
Que comece a nova jornada!
Estamos juntas, filha!!! Sempre !!! Em tudo!!

Carol deu à luz a Nina em agosto de 2017, num parto lindo e humanizado, como ela mesma relatou. Confira aqui a matéria do Catraquinha.

“Vamo que vamo… Pro alto e avante”, disse Carol em seu Instagram. A atriz está no Uruguai gravando o próximo trabalho.

Em sua conta no Instagram, a atriz vem se mostrando muito ativa e disposta no processo de recuperação da gravidez. Já perdeu os 13 quilos que engordou enquanto esperava Nina. Neste ano, Carol Castro ainda lançará o longa “Juízo” e estará na série “Carcereiros” da Globo.

  • Retorno ao Trabalho

A volta ao trabalho pode ser tranquila para algumas mulheres mas, em geral, é um tanto conturbada no início, por diversas razões – a amamentação, a separação do bebê, a responsabilidade de alguém para cuidar dele, a culpa imposta pela sociedade.

É importante que adaptação com os novos cuidadores da criança seja gradual.

A questão é que a mulher precisa dar início a uma nova vida, uma rotina totalmente diferente. Conciliar trabalho com a maternidade demanda organização, controle emocional e uma rede de apoio. Para te ajudar nessa fase, separamos algumas dicas – confira:

• Para a mudança não ser tão impactante para o bebê, comece a adaptação onde ele ficará durante sua ausência (berçário, casa da avó, babá, etc) cerca de um mês antes do fim de sua licença. Assim vocês já vão se preparando e criando um ritmo.
• Faça a adaptação aos poucos, deixando a criança com os futuros cuidadores um pouquinho a mais por dia. Inicie passando uma hora longe e aumente gradativamente. Assim, ninguém sente tanto.
• Confie em suas escolhas, afinal, mãe realizada é sinônimo de criança segura e feliz. Independentemente de onde ficará o seu bebê, tenha a certeza de que você fez o melhor que pôde para ele ser bem cuidado em sua ausência.
• Planeje a amamentação. Veja a possibilidade de ter um lugar adequado para amamentar no trabalho e comece a tirar o leite antes da licença maternidade terminar para ir se adaptando. Assim você tem tempo de praticar e de planejar os horários das mamadas.
• Se for possível, marque seu retorno ao trabalho no meio da semana, como em uma quarta-feira. Dessa forma, a sua primeira semana será mais curta e a transição fica mais fácil.
• Tenha um “plano B”, afinal algum imprevisto pode acontece. Se seu filho pegar uma gripe, por exemplo, e não poder ir para a creche ou escola é bom, ter um parente ou uma folguista de confiança.

Para que a volta ao trabalho seja menos traumática tanto para a mãe quanto para o bebê, o ideal é se preparar já na gravidez.

Para estar preparada, conte com uma espécie de kit da volta ao trabalho:

  1. Bomba de leite para fazer a extração no trabalho;
  2. Algo para absorver ou reter o leite que possa vir a vazar – assim você não terá problemas com a roupa;
  3. Fotos do seu bebê para matar a saudade;
  4. Lanches saudáveis – se você amamenta, precisa estar sempre devidamente alimentada. Não deixe de comer, isso pode interferir na produção de leite e na sua saúde, que já pode estar prejudicada pela mudança de rotina;
  5. Uma garrafa de água – lactantes precisam de muita água, afinal, a amamentação demanda líquido. Nunca deixe de ter com você uma garrafa de água para repor as energias.

Leia mais: