Cascas de laranja melhoram a saúde do coração, afirma estudo
As cascas de laranja são frequentemente descartadas, mas um estudo descobriu que os benefícios da casca de laranja podem incluir a melhoria da saúde
As laranjas são conhecidas por oferecerem muitos benefícios nutricionais – incluindo serem repletas de vitamina C e vitamina B6 – mas uma nova investigação descobriu que as suas cascas também podem ser benéficas, particularmente para a saúde cardiovascular.
O estudo de pesquisadores da Universidade da Flórida descobriu que o extrato de casca de laranja pode reduzir a presença de um composto orgânico no intestino que é conhecido por prever doenças cardiovasculares.
A equipe publicou os resultados no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
- Trocar o elevador pela escada vai melhorar a saúde do seu coração
- Casca de jabuticaba: os benefícios surpreendentes revelados em estudo
- Os benefícios da laranja para o coração, cérebro e rins que você nem imagina
- Fruta mais saudável do mundo: conheça o poder do limão siciliano
Durante a digestão, as bactérias intestinais podem se alimentar de certos nutrientes das frutas cítricas e produzir uma substância química chamada N-óxido de trimetilamina (TMAO).
A pesquisa demonstrou uma associação entre o nível de concentração de TMAO no intestino e o desenvolvimento de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares.
Teste com as cascas de laranja
Para testar se o extrato de casca de laranja – que contém fitoquímicos que oferecem muitos benefícios à saúde – pode reduzir a produção de TMAO e trimetilamina (TMA) no intestino, os pesquisadores usaram solventes polares e não polares para obter dois tipos de extratos.
Os pesquisadores descobriram que o extrato da fração não polar da casca de laranja foi capaz de prevenir a produção de produtos químicos prejudiciais.
Eles também descobriram que um composto chamado feruloilputrescina no extrato da fração polar da casca de laranja foi capaz de inibir a enzima responsável pela produção de TMA.
É seguro comer cascas de laranja?
Os extratos naturais de casca de laranja são considerados seguros para consumo humano pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, portanto, esta nova pesquisa pode eventualmente levar a um aumento no seu uso por seres humanos.
Essas descobertas, segundo os autores, sugerem que as cascas de laranja, muitas vezes descartadas como resíduos, podem ser reaproveitadas em ingredientes valiosos para a promoção da saúde.
“Nossa pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de alimentos funcionais enriquecidos com esses compostos bioativos”, disse Yu Wang, autor do estudo.
Maneiras de consumir casca de laranja
Raspas de laranja
Modo de preparo: lave bem a laranja para remover qualquer resíduo de pesticida. Use um ralador ou zester para raspar a camada externa colorida da casca, evitando a parte branca que é amarga.
Usos: dá para adicionar as raspas de laranja em bolos, biscoitos, muffins, iogurtes, saladas, molhos e marinadas.
Casca de laranja cristalizada
Modo de preparo: corte a casca da laranja em tiras finas. Ferva-as em água por alguns minutos para remover o amargor. Em seguida, cozinhe as tiras em uma calda de açúcar (igual quantidade de água e açúcar) até que fiquem translúcidas. Deixe-as secar e passe no açúcar granulado.
Usos: é ideal como um snack ou em decoração de sobremesas.
Chá de casca de laranja
Modo de preparo: lave bem a casca e corte em tiras ou pedaços pequenos. Ferva a casca em água por cerca de 10 minutos. Coe e adicione mel ou canela, se desejar.
Usos: beba o chá quente ou frio.
Tempero de casca de laranja em pó
Modo de preparo: seque a casca de laranja em um forno baixo ou ao sol até que esteja completamente seca. Triture a casca seca em um processador de alimentos ou moedor de especiarias até obter um pó fino.
Usos: adicione o pó a smoothies, assados, marinadas e temperos para carne.