Chá desta erva ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim

Apesar dos efeitos benéficos para o colesterol, seu impacto pode variar de pessoa para pessoa

07/07/2023 13:20

Níveis altos de colesterol estão relacionados a vários problemas graves de saúde. É uma condição pode aumentar o risco de doenças cardíacas coronárias, derrame e doenças vasculares periféricas. Má alimentação é um fatores de risco. Por outro lado, estudos mostram que um certo chá pode ajudar a baixar o colesterol ruim.

Um estudo, publicado no Nutrition Journal em 2020, concluiu que beber chá verde pode reduzir a lipoproteína de baixa densidade – conhecida como colesterol “ruim” – assim como o colesterol total.

A meta-análise de 31 estudos incluiu mais de 3.300 participantes.

Chá verde pode reduzir o colesterol ruim
Chá verde pode reduzir o colesterol ruim - lechatnoir/istock

Os pesquisadores disseram que o consumo de chá verde reduz o colesterol de lipoproteína de baixa densidade e o colesterol total. Eles destacaram que o mesmo não ocorre como colesterol de lipoproteína de alta densidade ou triglicerídeos.

A lipoproteína de baixa densidade, conhecida como colesterol “ruim”, pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, isso faz com que o interior dos vasos se estreite, levando a possíveis riscos à saúde.

Em contraste, a lipoproteína de alta densidade (colesterol “bom”) absorve a gordura e a transporta de volta ao fígado, onde é removido do corpo.

Poder das catequinas do chá verde

Produzido a partir das folhas, botões ou caules das plantas do gênero Camellia sinensis, o chá verde é uma das bebidas mais consumida no mundo.

Ele é conhecido por conter compostos antioxidantes chamados catequinas, que têm sido associados a vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do colesterol.

É importante ressaltar que, embora o chá verde possa ter efeitos benéficos para o colesterol, seu impacto pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, os benefícios podem ser mais significativos quando combinados com uma dieta saudável e estilo de vida ativo.