Cheiro da roupa do parceiro é capaz de diminuir o estresse
Um estudo feito pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, indicou que sentir o cheiro de quem se gosta, ainda que seja em uma peça de roupa, pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
O estudo, publicado na revista acadêmica “Personality and Social Psychology”, analisou o comportamento de 96 casais. Os homens tiveram que vestir uma camiseta por 24 horas, sem usar qualquer tipo de desodorante ou perfume. Depois desse tempo, a peça era embalada e guardada.
Então, suas parceiras eram convidadas e sentir o cheiro de peças que poderiam ser limpas, aquela usada pelo parceiro ou uma terceira usada por estranhos. Depois disso, eram submetidas a testes de estresse.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
O resultado concluiu que aquelas mulheres que cheiraram a peça usada pelo companheiro estavam menos estressadas que antes. Já as mulheres que cheiraram o odor de um estranho apresentaram níveis mais elevados de cortisol. De acordo com os autores do teste, a pesquisa analisou o reação das mulheres por essas serem mais sensíveis a odores do que os homens.
Segundo Frances Chen, um dos autores do estudo, as descobertas têm relação com a sensação de familiaridade. “Com a globalização, as pessoas estão viajando mais a trabalho e se mudando para novas cidades. Nosso estudo sugere que algo tão simples como levar uma peça de roupa usada pela pessoa amada pode ajudar a baixar os níveis de estresse quando se está longe de casa”, explicou.