Cientistas criam laser capaz de destruir as células de câncer

Aparelho ainda tem a capacidade de impedir metástase

Por: Redação Comunicar erro
ilustração de célula cancerígena
Crédito: CIPhotos/istockTecnologia é não invasiva e já apresentou bons resultados em humanos

Uma equipe de cientistas da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, testou com sucesso um laser capaz de eliminar células cancerígenas que atual na corrente sanguínea. A técnica não invasiva – ou seja, sem cortes – tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase, de acordo com os autores do estudo.

O laser funciona da seguinte forma: ao apontar o aparelho para as células tumorais, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais, o que as faz expandir e colapsar.

A ideia é matar as células cancerígenas antes delas se espalharem pelo corpo. E os resultados são promissores: em um paciente, foram destruídas 96% das células tumorais. A notícia é animadora, já que a metástase no organismo é a principal causa de mortes por câncer.

Este laser não é o primeiro dispositivo desse tipo, mas é o primeiro a ser demonstrado em humanos.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …