Cientistas descobrem nova maneira de frear rugas e cabelos brancos

Pesquisas estão descobrindo o poderoso papel que os hormônios desempenham no envelhecimento

26/02/2025 06:41

Um novo revelou que os hormônios desempenham um papel essencial no envelhecimento da pele e dos cabelos. Além dos já conhecidos retinoides e estrogênios, outros hormônios podem ajudar a reduzir rugas e retardar o aparecimento dos fios grisalhos.

O estudo com a descoberta foi publicado em 25 de fevereiro, na Endocrine Reviews, uma revista da Endocrine Society.

Principais hormônios relacionados ao envelhecimento da pele:

  • Fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1) – Regula a regeneração celular e pode ajudar a manter a firmeza da pele.
  • Hormônio do crescimento – Importante para a renovação celular e a elasticidade cutânea.
  • Estrogênios – Contribuem para a hidratação e a produção de colágeno, reduzindo rugas.
  • Melatonina – Potente antioxidante, protege contra o fotoenvelhecimento causado pelo sol.
  • Hormônio Estimulante dos Melanócitos (α-MSH) – Influencia a pigmentação da pele e dos cabelos, podendo retardar o aparecimento dos fios brancos.
Pesquisadores descobrem envolvimento de hormônios no processo de envelhecimento da pele e cabelo
Pesquisadores descobrem envolvimento de hormônios no processo de envelhecimento da pele e cabelo - pinglabel/istock

Como esses hormônios podem ser utilizados?

Pesquisas indicam que novas terapias hormonais podem ser desenvolvidas para prevenir e tratar sinais do envelhecimento. O uso de antioxidantes hormonais e substâncias como a melatonina pode oferecer soluções eficazes no futuro.

“Nosso artigo destaca os principais participantes hormonais que orquestram os caminhos do envelhecimento da pele, como a degradação do tecido conjuntivo (levando ao enrugamento), sobrevivência das células-tronco e perda de pigmento (levando ao envelhecimento do cabelo)”, disse o autor principal Markus Böhm, MD, da Universidade  de Münster em Münster, Alemanha. “Alguns dos  hormônios  que estudamos têm propriedades antienvelhecimento e podem ser usados ​​no  futuro como agentes para prevenir o envelhecimento da pele.”

Os pesquisadores reforçam que são necessários novos estudos sobre os hormônios antes do desenvolvimento de novas terapias antienvelhecimento.