Cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina

Por: Redação | Comunicar erro

O uso de preservativos e seguir uma vida saudável não são os únicos cuidados que o homem deve ter com a região genital masculina. Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos deveriam seguir.

iStock / themacx
Crédito: iStock - themacxCaprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos os homens deveriam seguir

Neste sentido o site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, selecionou cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina.

• Odores desagradáveis

A causa mais comum de cheiro ruim no pênis é a ‘sujeira’ que pode ter ficado acumulado entre a glande e o prepúcio. No entanto, algumas doenças podem também causar odor desagradável.

Ulcerações penianas causadas por DST, inflamações por fungos ou bactérias e até câncer de pênis em uma fase avançada são alguns dos sinais.

• Ardência ao urinar

A ardência uretral pode ser sinal importante de inflamação na uretra ou bexiga. Se a ardência estiver acompanhada de secreção saindo pelo canal, pode indicar uretrite.

• Manchas no pênis e bolsa escrotal

Caso surjam manchas ou feridas no pênis ou na bolsa escrotal e elas persistam por mais de 48 horas após a atividade sexual é aconselhado procurar um urologista. O especialista irá analisar a lesão e descobrir qual o possível causador: vírus, bactéria ou fungo.

• Coceira

Em grande parte dos casos a coceira se deve a infestação por diversos tipos de fungos ou protozoários, uma vez que a genitália é um ambiente úmido, propício à proliferação desses micro-organismos.

• Verrugas e feridas

As verrugas genitais, causadas na sua grande maioria pelo HPV, podem estar relacionadas com câncer genital, anal e também de laringe. Feridas podem ser um sinal de outras doenças sexualmente transmissíveis, principalmente se não cicatrizarem.

Veja outros sintomas. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …