Cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina

Por: Redação | Comunicar erro

O uso de preservativos e seguir uma vida saudável não são os únicos cuidados que o homem deve ter com a região genital masculina. Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos deveriam seguir.

iStock / themacx
Crédito: Umit Buyukoz.Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos os homens deveriam seguir

Neste sentido o site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, selecionou cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina.

• Odores desagradáveis

A causa mais comum de cheiro ruim no pênis é a ‘sujeira’ que pode ter ficado acumulado entre a glande e o prepúcio. No entanto, algumas doenças podem também causar odor desagradável.

Ulcerações penianas causadas por DST, inflamações por fungos ou bactérias e até câncer de pênis em uma fase avançada são alguns dos sinais.

• Ardência ao urinar

A ardência uretral pode ser sinal importante de inflamação na uretra ou bexiga. Se a ardência estiver acompanhada de secreção saindo pelo canal, pode indicar uretrite.

• Manchas no pênis e bolsa escrotal

Caso surjam manchas ou feridas no pênis ou na bolsa escrotal e elas persistam por mais de 48 horas após a atividade sexual é aconselhado procurar um urologista. O especialista irá analisar a lesão e descobrir qual o possível causador: vírus, bactéria ou fungo.

• Coceira

Em grande parte dos casos a coceira se deve a infestação por diversos tipos de fungos ou protozoários, uma vez que a genitália é um ambiente úmido, propício à proliferação desses micro-organismos.

• Verrugas e feridas

As verrugas genitais, causadas na sua grande maioria pelo HPV, podem estar relacionadas com câncer genital, anal e também de laringe. Feridas podem ser um sinal de outras doenças sexualmente transmissíveis, principalmente se não cicatrizarem.

Veja outros sintomas. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
3
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
4
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
5
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
6
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
7
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
8
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …