Clareamento com carvão ativado pode desgastar os dentes
Especialista contesta fórmulas que prometem clarear os dentes com segurança
Produtos milagrosos que prometem clarear os dentes frequentemente aparecem no mercado. São, no geral, opções mais em conta e acessíveis que o clareamento a laser realizado no consultório odontológico ou feito com moldeiras. Uma das últimas novidades que causou um burburinho na internet foi a pasta de carvão ativado, que – além da promessa de clareamento – diz auxiliar no combate à placa bacteriana.
Esse argumento é defendido por marcas como Carbon Coco e Curaprox, ambas com produtos similares à pasta de dente tradicional, só que na cor preta.
A pasta da Curaprox afirma que o carbono ativado pode ajudar a clarear manchas por possuir partículas que filtram impurezas que amarelam os dentes.
Mas será que esses produtos funcionam mesmo? E são seguros?
A promessa de clarear os dentes é tentadora, mas deve ser vista com cautela,de acordo com o especialista em Implantodontia e Estética Fernando Reis. “O carvão é extremamente duro, ou seja, abrasivo, portanto não clareia os dentes. É lógico que se tiver um mancha no esmalte, pode até ser que ele remova por abrasão, mas pode prejudicar o esmalte dentário”, alerta.
Em nota enviada à Catraca Livre, a Curaprox diz que o produto é recomendado para uso diário para higienização dos dentes e, em especial, para manutenção do clareamento profissional realizado em consultório odontológico pelo cirurgião-dentista. E de acordo com a marca, o creme dental auxilia na remoção das manchas superficiais através de um processo chamado adsorção, porém, sem danificar a estrutura dental, pois seu índice de abrasividade é comprovadamente baixo.
O que é carvão ativado?
Embora de aspecto parecido com o carvão de churrasqueira, o carvão ativado utilizado nesses produtos é outro. A fórmula do carvão da pasta se dá através da queima de matérias orgânicas, como madeiras e cascas de coco, em temperaturas elevadas. O resultado dessa queima é a forma de carbono puro de grande porosidade. O produto costuma ser muito utilizado em sistemas de filtragem de água.
Outras opções de clareamento
O mais recomendado para quem quer branquear os dentes é optar por uma alternativa indicada e orientada por um dentista. A partir de uma avaliação, é possível definir o melhor tratamento clareador ou uma combinação deles para cada paciente.
O que realmente clareia, segundo o especialista Fernando Reis, é o peróxido de hidrogênio utilizado em moldeiras e no tratamento a laser. “Em contato com os pigmentos dentários, o oxigênio quebra as moléculas escuras, dos pigmentos, as dissolvendo”, explica.
A diferença entre os métodos é a concentração utilizada e o tempo de ação dos produtos, podendo causar sensibilidade temporária, um dos principais motivos para o tratamento ser muito bem supervisionado pelo profissional.
Entre os tratamentos possíveis estão:
- Gel de Peróxido de Hidrogênio
O agente clareador utilizado é o peróxido de hidrogênio. Pode ser usado no consultório ou em casa (método caseiro), desde que bem supervisionado pelo profissional. É um método mais rápido, porém de maior sensibilidade. O número de visitas necessárias e a duração das aplicações podem variar muito com a idade e o grau de escurecimento dos dentes, entre outros fatores. Portanto, não é possível determinar o tom final do clareamento, o que depende da resposta biológica de cada pessoa. As duas arcadas dentárias são clareadas simultaneamente.
- Clareamento com Gel de Peróxido de Hidrogênio e Luz (Laser, LED ou Luz Halógena)
No tratamento realizado no consultório, é utilizado o aparelho à laser para acelerar a ação do gel clareador concentrado. Neste caso, o resultado desejado pode ser obtido em apenas uma sessão, sendo feitas as duas arcadas simultaneamente. A vantagem, além da rapidez, é a ausência de moldeiras. Geralmente é utilizado o método conjugado, ou seja, o de consultório + o método caseiro (moldeiras).
- Em Casa sob Orientação – Método Caseiro
Uma terceira opção é fazer o tratamento supervisionado em casa. Neste caso, são fornecidas as moldeiras, o gel clareador e as instruções de aplicação. Normalmente, o produto é aplicado diariamente por no mínimo 30 minutos, dependendo da concentração do gel clareador indicado. O clareamento é feito na arcada superior e inferior. O resultado esperado é alcançado em torno de 15 dias, iniciando por uma concentração mais baixa para poder modular o grau de sensibilidade. O agente clareador, nesse caso, é o Peróxido de Carbamida.
É preciso ter sempre em mente que o clareamento não é definitivo. Para evitar que os dentes voltem a escurecer é importante fazer as manutenções de forma adequada. Além dos cuidados básicos, como escovar os dentes após as refeições, é preciso pensar na escolha dos alimentos, que também podem influenciar nos resultados, escurecendo e manchando o esmalte com o tempo e a frequência. Café, chá, refrigerantes, açaí e vinho tinto, por exemplo, devem ser evitados, bem como o tabaco ou cigarro.