Claudia Rodrigues volta a ser internada em São Paulo

Atriz luta contra esclerose múltipla desde 2000

Por: Redação
Claudia Rodrigues

Claudia Rodrigues voltou a ser internada no centro médico Cevisa, em Engenheiro Coelho, no estado de São Paulo (SP).

A atriz, de 46 anos de idade, teve complicações decorrentes da esclerose múltipla, doença contra a qual a famosa luta desde 2000.

De acordo com informações do site “Uol”, Adriane Bonatto, empresária da artista, disse que ela começou a apresentar, dentre outras coisas, falhas na audição e na visão.

“Ela começou a ter sintomas de um surto por causa da esclerose, falha na audição e visão e dificuldades de caminhar. Não conseguiu tomar banho sozinha, chegou a falar coisas totalmente desconexas […]”, disse à publicação.

Adriane afirmou ainda que não há previsão de alta.

Confira a entrevista na íntegra aqui

Vale lembrar que Claudia Rodrigues já havia sido internada em junho de 2017 para fazer um tratamento de reabilitação das células-tronco que recebeu por conta da sua esclerose múltipla.

  • Recentemente, ela também foi parar no departamento médico após pegar uma infecção:
  • Sintomas e tratamento da doença

A doença é autoimune, quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Ela ocasiona a perda de mielina (substância cuja função é fazer com que o impulso nervoso percorra os neurônios), o que leva à interferência na transmissão dos impulsos elétricos e isto produz os diversos sintomas da doença, como aponta a ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Doença causa perda de mielina, cuja função é fazer com que o impulso nervoso percorra os neurônios

O problema atinge 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS, sendo 35 mil delas no Brasil, estima a ABEM.

De acordo com a coordenadora do Instituto de Neurologia do Hospital Santa Paula, Renata Simm, os principais sintomas são:

  • Turvações e perda da visão;
  • Pequenas alterações no controle da urina;
  • Fraqueza em partes isoladas do corpo;
  • Formigamento das pernas ou de um lado do corpo;
  • Desequilíbrio;
  • Falta de coordenação motora ou tremores;
  • Fadiga.

A causa da Esclerose Múltipla ainda é desconhecida e ainda não tem cura. Porém, segundo Renata, existem meios de diminuir a progressão da doença, como:

  • Ter acompanhamento médico regular e tomar a medicação corretamente;
  • Manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, repouso e qualidade de vida, considerando uma parte do dia para relaxar;
  • Evitar temperaturas extremas, pois elas podem piorar os sintomas pré-existentes ou até induzir novos surtos;
  • Fazer fisioterapia quando houver comprometimento dos movimentos;
  • Em caso de surtos agudos, permanecer em repouso;
  • Fazer exercícios físicos para auxiliar o processo de recuperação após um surto.

Tratamento pelo SUS

Em 31 de maio deste ano o Sistema Único de Saúde (SUS) informou que passará a oferecer o medicamento teriflunomida, que ajuda a reduzir os surtos e a progressão da doença em pacientes com esclerose múltipla. De acordo com o Ministério da Saúde, o remédio será o primeiro medicamento da primeira linha de cuidado, por via oral. O tratamento estará disponível nas unidades de saúde de todo o país em até seis meses (a contar da data do anúncio) e deve atender a cerca de 12 mil pacientes que já são tratados na rede pública, além dos novos casos.

Compartilhe:

Tags: #doenca
1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …