Com estresse, ex-jornalista da Globo deixa governo Bolsonaro

Jornalista sofre de Síndrome de Burnout desde quando trabalhava na TV

Por: Redação

Após revelar que sofreu seis crises de estresse só este ano, a jornalista Izabella Camargo pediu demissão do cargo que ocupava na comunicação do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Crédito: Reprodução/InstagramA jornalista zabella Camargo foi diagnosticada com Síndrome de Burnout

Sua exoneração deve sair no “Diário Oficial” nos próximos dias. A informação é da “Veja”.

Izabella Camargo recebeu uma homenagem do ministro Marcos Pontes em um vídeo publicado no Facebook.

“Compreendo que o problema que você tem é complexo. Confesso que não conhecia antes. Mas fiquei triste, lógico, quando vi seu pedido para sair, mas compreendo suas razões. É importante cuidar da saúde, ter esse tempo para você”, disse o ministro na mensagem.

Em 2018, a ex-apresentadora da TV Globo foi diagnosticada com Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

No começo do mês, a jornalista publicou um vídeo no Instagram dizendo que ainda não superou a Síndrome.

“Não é exclusividade minha, muitas pessoas estão passando pelo mesmo. E ontem, depois da sexta crise de Burnout desse ano, quando cheguei no hospital nem os médicos e nem o diretor do próprio hospital sabiam como tratar alguém passando por uma crise decorrente do Burnout”, contou.

“Então, além de me tratar, eu vou usar toda a minha energia para que mais pessoas possam procurar ajuda e possam entender essa epidemia”, concluiu.

Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, bancários, professores, policiais, bombeiros, jornalistas, entre outros.

Burnout

O Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho, em que os profissionais se sentem pressionados por melhores  resultados. Com isso, assumem cargas excessivas de atividades e responsabilidades e chegam a um nível de estresse devastador.

De acordo com pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association), 72% dos entrevistados brasileiros sofrem com estresse e 30% deles apresentam a doença.

Entre os sinais da Síndrome de Bournout, destacam-se:

  • Cansaço excessivo, físico e mental
  • Dores de cabeça frequente
  • Dores musculares
  • Pessimismo e baixa autoestima
  • Alterações no apetite
  • Insônia
  • Dificuldades de concentração
  • Negatividade constante
  • Sentimentos de incompetência
  • Alterações repentinas de humor
    Isolamento
  • Fadiga
  • Pressão alta
  • Dores musculares
  • Irritação constante
  • Problemas gastrointestinais

O tratamento para a Síndrome de Burnout inclui acompanhamento psicoterápico, mas também pode envolver medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos.

Geralmente também são indicadas mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento, como meditação e Yoga podem ajudar a amenizar os sintomas.

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …